Agronegócio

Produtor de aves ganha reforço nos projetos técnicos

Parceria entre prefeitura e UFPel garantirá a confecção de plantas modelo sem custo na propriedade

Divulgação -

Os avicultores da Rede de Aves Livres de gaiola para postura e pequenos produtores interessados em entrar na atividade contam com reforço na hora de elaborar seus projetos para apresentação junto aos órgãos de fiscalização. Parceria entre a prefeitura de Pelotas e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do curso de Engenharia Agrícola, possibilitará a confecção de plantas-modelo, sem custo, no padrão modular.

O engenheiro agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Telmo Lena Garcez, explica que a parceria é positiva tanto para os alunos do curso, pela aproximação da universidade a problemas reais no ambiente rural, quanto para os produtores. “Estrutura, construção, memorial descritivo, orçamento, tudo isso é bastante técnico e nem sempre é claro para o produtor”.

A produção de ovos com a criação de galinhas livres de gaiolas é uma atividade em ascensão no município de Pelotas e, durante a pandemia, garantiu renda para as famílias que decidiram investir na atividade. Esta parceria com as universidades já garantiu projetos a três agroindústrias, além de acordo com o laboratório de análise microbiológica da UFPel.

A rede de cooperação que busca dar suporte a estes produtores foi criada em 2019 e está em fase de fortalecimento com ampliação de sua rede de abrangência, diz. Segundo ele, a rede que começou com três produtores hoje possui em torno de 14, distribuídos entre Pelotas, Morro Redondo, Rio Grande e Canguçu. “Hoje já temos a primeira linhagem genética de aves 100% brasileira, desenvolvida pela Embrapa e multiplicada pela empresa catarinense West Aves”.

A Rede de Aves Livre de Gaiola da Metade Sul RS tem a participação da SDR, Emater, Embrapa, UFPel através dos cursos de Engenharia Agrícola e de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, e produtores rurais. Em 2020, foi aprovada a lei 6.847, que instituiu a Política Municipal de criação de aves criadas soltas, livres de gaiolas do município de Pelotas. A finalidade é consolidar esta cadeia produtiva no município, proporcionar o bem-estar dos animais em seu sistema produtivo e oferecer novas alternativas à geração de trabalho e renda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falta de contraste impacta realização de exames médicos em Pelotas Anterior

Falta de contraste impacta realização de exames médicos em Pelotas

Pelotas registra mais um óbito por Covid-19 Próximo

Pelotas registra mais um óbito por Covid-19

Deixe seu comentário