Reconhecimento
Professor Pitaya representa a região em Congresso Internacional
Engenheiro agrônomo Dejalmo Prestes introduziu a cultura na região e atuou como consultor em mais de 50 pomares
Divulgação -
O engenheiro agrônomo Dejalmo Nolasco Prestes, reconhecido como o professor Pitaya, representa a Associação dos Produtores de Pitayas do Brasil (Appibras) e a região durante o 10º Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que ocorre entre os dias 26 e 29 deste mês, em João Pessoa, na Paraíba. O evento acontece no Centro de Convenções da capital e deve reunir representantes de 16 países, cientistas, técnicos e especialistas do Brasil, África do Sul, Argentina, Chile, Estados Unidos, Etiópia, Índia, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Marrocos, México, Quênia, Senegal e Tunísia.
O encontro é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), na sigla em inglês, e irá debater as potencialidades e usos da palma forrageira.
Os cientistas desses países contribuíram com um total de 134 trabalhos científicos, que serão apresentados e avaliados nos três primeiros dias do Congresso. O tema geral do evento é “Cactus: A nova revolução verde em terras áridas”.
As pesquisas estão distribuídas em sete áreas, entre elas, a produção de frutas: pomar e manejo, como a pitaya, fruta introduzida por Prestes na região Sul e que já conta com pomares comerciais em Arroio Grande e Arroio do Padre, com área média de um hectare. Conhecida no mundo inteiro como “fruta do dragão”, a pitaya despertou o interesse de produtores gaúchos e brasileiros e chegou à região, há pelo menos oito anos, a partir de estudos conduzidos pelo professor. Os cultivos conduzidos por ele estão no Pomar Fronteira Sul, no Sítio Pró-Solo, na localidade de Capão das Pombas, 2º distrito de Arroio Grande. No local ele possui três pomares plantados em épocas diferentes, com o primeiro plantio realizado há oito anos, e um total de 40 variedades na propriedade.
Além de produtor, Prestes se tornou estudioso no manejo da cultura e especialista em projetos, implantação, condução, produção de frutos com qualidade e derivados da pitaya. Além disso, atua no desenvolvimento de novos produtos e avaliação da fruta como alimento funcional. Já palestrou em vários eventos, além de ter sido o mentor e organizador do 1º Encontro Nacional dos Produtores de Pitaya. Atua como consultor em todo o país, com responsabilidade técnica de alguns pomares no Estado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário