Primeira loteria municipal em Pelotas
Projeto propõe loteria municipal em Pelotas
Intenção da prefeitura é que Lotopel seja alternativa de arrecadação para investimentos em saúde
Paulo Rossi -
Com objetivo de gerar mais recursos para o investimento na área da saúde em Pelotas, a prefeitura elaborou projeto de lei que propõe a criação de uma loteria própria do município. Batizada de Lotopel, a proposta do executivo foi enviada à Câmara na sexta-feira para apreciação dos vereadores nos próximos dias.
Se aprovado o texto pelo Legislativo, a prefeitura tem autorização para colocar em prática o primeiro serviço público de loteria municipal em Pelotas. De acordo com a matéria, a Lotopel poderá captar recursos exercendo toda a operação relacionada a jogo ou aposta, na modalidade de concurso de prognóstico, por meio de distribuição de bilhetes, números, listas, cupons ou meios análogos, para a obtenção de prêmio em dinheiro ou bens de outra natureza mediante sorteio.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) diz que a ideia da iniciativa surge de entendimento entre o Executivo e o Legislativo em decorrência da situação atual da saúde no município. A prefeita argumenta que, com a diminuição de recursos e aumento de despesas, já falta dinheiro para a área. "Por isso, tomamos essa iniciativa, inédita, com criatividade, buscando aumentar as ações em área tão prioritária. Sei que essa preocupação é compartilhada pelos vereadores e, por isso, acredito que a Lotopel vai ter uma tramitação tranquila na Câmara e, se aprovada, teremos mais uma ferramenta para incrementar os investimentos em saúde."
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os valores arrecadados poderão ser aplicados nos setores que mais necessitam, principalmente na rede de Atenção Primária e no programa Saúde Ativa - este com a finalidade de reduzir as filas de espera por exames, cirurgias e consultas.
Implementação da Lotopel
A Secretaria de Governo e Ações Estratégicas afirma que, caso o projeto de lei seja aprovado pela Câmara, ainda não há previsão de quando o serviço começará a funcionar devido à necessidade de realizar processo licitatório para iniciar a operação da loteria. Além disso, segundo a pasta, o município ainda não definiu como será a licitação, bem como valores de tarifas e o formato de jogos, pois a organização da implementação está em andamento.
Conforme a secretaria, por enquanto o projeto de lei encaminhado ao Legislativo tem caráter autorizativo e a Lotopel dependeria de outros trâmites para entrar em operação. Desse modo, a logística de implementação terá que ser prevista em um decreto, a ser editado após a conclusão das demais etapas.
Apesar de ter proposto a loteria, a prefeitura diz não ter previsão sobre o custo para os apostadores e a previsão de arrecadação que viria a ser revertida em saúde.
Tramitação na Câmara
O Legislativo afirma também ser parte na autoria da iniciativa. Segundo o presidente da Câmara, Marcos Ferreira, o Marcola (sem partido), a loteria municipal foi pensada por ele e deverá ser defendida pela Casa. "É uma iniciativa que nós defendemos. Fomos nós que levamos a ideia ao Executivo. Acompanhei a implementação em outras cidades e levei à prefeita."
De acordo com o parlamentar, a matéria deve tramitar com agilidade, indo a plenário até o dia 15 deste mês. "Vamos trabalhar para votar essa pauta rapidamente. Não posso acreditar que qualquer vereador se manifeste contrário a qualquer projeto que vise trazer recursos para a saúde", sustenta.
Loterias municipais
Não havendo uma legislação que vede a implementação de loterias por parte de administrações municipais, a exploração do serviço é uma prática que já vem sendo adotada em outras cidades. A primeira loteria própria de um município foi estabelecida em 2021, em Poá (SP). Em 2022 foi a vez da prefeitura de Porto Alegre aderir à atividade. O projeto, já sancionado pelo Executivo, que cria a loteria municipal na capital gaúcha foi proposto com o objetivo de incrementar receitas para a qualificação e redução dos custos do sistema de transporte coletivo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário