Ideias

Projetos e alternativas à UCPel

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo criam propostas de revitalização do entorno da universidade

Jô Folha -

Eles são futuros arquitetos e modeladores dos centros urbanos. Porém, antes de entrarem no mercado de trabalho e estarem prontos para atuar nos problemas de mobilidade e habitação pelo mundo, os alunos do 7° e 9° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam um desafio: desenvolver projetos de requalificação do entorno da UCPel, iniciativas para resolver ou minimizar problemas históricos e recorrentes da instituição, como o trânsito intenso e o excesso de barulho em frente ao local. O resultado pode ser conferido até hoje, em uma exposição no Campus I. Além disso, a intenção da professora que ministra as disciplinas, nas quais as ideias foram elaboradas, Joseane Almeida, 55, é levar as propostas em 2017 até a Reitoria, para uma análise de viabilidade e implantação dos projetos.

Na exposição é possível notar que os alunos do 9° semestre, na cadeira de Planejamento Urbano e Regional, trabalharam as discussões presentes nas políticas de planejamento urbano como questões de espaço físico e, principalmente, debateram o uso dos automóveis e o crescimento das frotas. Já os acadêmicos do 7° semestre, na disciplina de Projeto de Urbano II, de fato criaram os projetos de revitalização e propostas de reorganização da UCPel. A professora Joseane explica que a ideia de trabalhar essa temática surgiu de forma integrada com outra disciplina, na qual os estudantes levantam maneiras de preservação e requalificação de prédios históricos. Atualmente, esse trabalho é desenvolvido no prédio da Reitoria.

Soluções encontradas
O projeto que será levado até a Reitoria deverá ser um apanhado de diferentes ideias levantadas pelos alunos. A acadêmica Suelen dos Santos, 26, por exemplo, trouxe em seu projeto ideias para distribuir melhor o trânsito e também as pessoas que ficam em frente à universidade. “Trabalhamos com a ideia de que a calçada da UCPel é um ponto de encontro dos jovens, isso está introduzido na cultura universitária”, conta Suelen.

Já a estudante Kamilla Coelho, 21, mostrou-se preocupada em valorizar a fachada do prédio da Reitoria e com a segurança dos alunos. Ambas trouxeram alguns pontos em comum em seus projetos. Entre eles, a retirada do estacionamento de carros e dos ônibus que transportam os alunos da rua Gonçalves Chaves. Isso diminuiria o tumulto no horário de saída e evitaria motoristas com som alto no local. O embarque nos ônibus seria realocado nas ruas Três de Maio e Félix da Cunha, fundamental para evitar congestionamentos nas ruas Dom Pedro e Gonçalves Chaves e, ainda, faria com que os alunos se dispersassem. Kamilla enfatiza que com isso os estudantes irão ocupar diversos pontos ao redor da UCPel, aumentando a sensação de segurança. Além disso, ambas gostariam de implantar áreas de convivência no prédio Santa Margarida, da universidade - essa inciativa também está relacionada à existência de apenas um ponto de concentração dos alunos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pedalada Verão é neste sábado Anterior

Pedalada Verão é neste sábado

Próximo

Premiê sul-coreano assume como presidente interino e líder deposta pede desculpa

Deixe seu comentário