Fenômeno

Quando o vento é oeste...

Praia do Laranjal é palco de fenômeno que encanta moradores e visitantes

Paulo Rossi -

Atualizada às 18h07min.

Quem passou pela praia do Laranjal na manhã desta terça-feira observou algo diferente. A água da Lagoa dos Patos recuou, tornando a imagem no mínimo bela e inusitada. Fotos, vídeos e - é claro - contemplação foi o que fizeram os visitantes diante do fenômeno, desde as primeiras horas do dia. Até quem fazia a corrida matinal dedicou um tempo para ver a imagem diferente na maior laguna do mundo. A direção do vento, oeste, foi responsável pela mudança do cenário.

Nelcy Reinhardt, 50, que assistia ao recuo da água do trapiche, ficou encantada. "Já aconteceu outras vezes. É lindo e interessante, é uma dádiva da natureza."

O vento forte não assustou o casal Marcelo e Elenice Aires, ambos de 42 anos. Eles caminhavam dentro da água e foram até o fim do trapiche. "A natureza é incrível. Achei bem diferente dessa vez, fomos até o fim da estrutura e a água não passava da canela", comentou o casal.

Rajadas de 60 km/h
O vento oeste, com rajadas de 60 quilômetros por hora, registradas às 5h22min desta quinta, causou o recuo das águas.

De acordo com a meteorologista Carina Klug Padilha Reinke, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), esse tipo de deslocamento de ar costuma ter como característica ser mais persistente e contribuiu para a ocorrência do fenômeno. No meio da tarde, porém, o sentido do vento já apresentava alteração, de oeste para noroeste, com velocidade de 16 quilômetros hora.

*Com informações de Jarbas Tomaschewski

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma rótula, por favor Anterior

Uma rótula, por favor

Próximo

Imprensa discute comportamento de Trump após tiroteio na Califórnia

Deixe seu comentário