Concurso

Rainhas de diferentes formas

Edição de 2018 da Fenadoce propõe valorizar vários tipos de beleza; candidatas foram apresentadas na sede da CDL

Jô Folha -

Pelotas está mais próxima de conhecer as três mulheres que representarão a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em 2018. Nesta quarta-feira (13), às 18h, um coquetel na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apresentou as 20 candidatas à corte para a imprensa. O intuito do concurso, desta vez, é valorizar ainda mais os diferentes tipos de beleza existentes na cidade. A população pode participar votando na sua favorita através do site da Fenadoce.

As inscrições ao concurso foram encerradas no dia 5 deste mês. A partir de agora, as candidatas a rainha e princesas cumprirão um cronograma de atividades, entre elas, a Carreata das Candidatas, no dia 16, e o desfile e a coroação das soberanas, no largo Edmar Fetter, Mercado Central, dia 22, às 19h30min. Difícil vai ser diferenciar cada participante pelo nome: quatro delas são chamadas Caroline e outra, Sara Carolina.

Fato é que todas devem estar bem preparadas para integrar a corte. As candidatas participam de palestras, reuniões, entrevistas e ensaios, passos necessários para eleger a realeza. Vanisse Krause, conselheira gestora da CDL integrante da comissão organizadora do concurso, explica a temática Rainha do seu jeito, proposta da próxima Feira. O objetivo, diz, é fugir dos estereótipos de beleza. Desde o ano passado a Fenadoce abriu a competição para uma variedade maior de participantes. “Mulheres casadas e plus size, por exemplo. O maior foco é representar bem a Fenadoce e o nome da cidade”, afirma. O comportamento das candidatas, o trabalho em equipe, o conhecimento sobre a Feira e a história do doce serão alguns dos quesitos avaliados.

Um dos exemplos dessa diversidade é Arantxa von Appen, 22, designer de moda. Ela representa a Imperatriz Doces Finos e acredita ser a primeira modelo plus size a participar do concurso. Para Arantxa, o desafio será representar mulheres que não se veem em competições como essa. Por isso, pretende mostrar que a beleza da pelotense pode ser apreciada através de diversas formas. “Mesmo que não ganhe, só participar já vai motivar outras mulheres gordas”, espera.

Outra concorrente terá o desafio de conciliar as atividades do concurso com a criação de um filho de seis meses. Júlia Ott, 21, é mãe e estudante de Fisioterapia. Um dos motivos para sua participação foi a vontade de chamar atenção para a entidade que representa, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que atualmente sofre com falta de recursos. Ainda bem que tem o apoio da família para cuidar do bebê, já que a rotina dos 19 dias de Feira é agitada. O trabalho não para ali: a corte viaja para diferentes cidades e participa de encontros com autoridades.

Júlia também conta que o concurso prevê a realização de atos solidários pelas candidatas. A proposta é realizar uma “campanha do bem” que consiste em incentivar a adoção de animais de estimação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cursos da UCPel são apresentados na Semana das Profissões do Colégio São José Anterior

Cursos da UCPel são apresentados na Semana das Profissões do Colégio São José

Dia de Lutas tem atos cancelados por chuva, mas  realiza atividades durante o dia Próximo

Dia de Lutas tem atos cancelados por chuva, mas realiza atividades durante o dia

Deixe seu comentário