Qualificação

Realismo para preparar profissionais da saúde em Pelotas

Entra em atividade esta semana o Centro de Simulação realística oferecido pelo Hospital Escola da UFPel

Carlos Queiroz -

A sensação é de estar dentro de um bloco hospitalar participando de uma videocirurgia. Todo cenário é real, a não ser o boneco no lugar do paciente, que permite a simulação do procedimento. A possibilidade de preparo cada vez mais próximo do dia a dia está sendo oferecida pelo Centro de Simulação Realística (CSR), laboratórios para atividades que ficam no Bloco 3 do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). As aulas podem ser programadas pelos professores dos nove cursos da área da saúde em nível de graduação e pós-graduação e residentes, além de trabalhadores da instituição e de outras interessadas em fazer cursos que permitam o desenvolvimento de habilidades assistenciais.

Depois da sala de cirurgia, a visita guiada pela chefe do setor de Ensino, Gabriela Couto, e pelo gerente de Ensino e Pesquisa, Tiago Collares, chega até um simulador de leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde as técnicas em Enfermagem Aline de Moraes Clasen e Fátima Soares demonstram o sistema de ventilação mecânica, a intubação oral ou nasal e como esses equipamentos funcionam no tratamento de um paciente grave. A situação é tão real que é possível observar o movimento dos órgãos internos do paciente (boneco) como estômago, pulmões e coração. Como ambas as técnicas vieram da linha de frente do HE - Fátima com 33 anos de experiência e Aline 16 -, elas têm propriedade para dizer o quanto será importante a realização de atividades no CSR para quem está começando na profissão. "Vai ajudar muito os estudantes, pois é como se fosse um treinamento real", comentou Aline, ao mostrar com orgulho o funcionamento da torre de videocirurgia (monitor), a mesma usada em blocos dos hospitais.

A estrutura, além de contemplar bloco cirúrgico e UTI Adulto, tem ainda uma Enfermaria clínica, cenário de sala de parto e recepção do recém-nascido. "Esse tipo de atividade vai trazer mais segurança para os futuros profissionais e para os pacientes também, porque aqui o aluno vai vivenciar experiências do dia a dia, podendo questionar, ter suas dúvidas, fazer tentativas, errar e acertar", comentou Gabriela, ao destacar que a proposta é que os alunos saiam da universidade com mais maturidade. Só pelo HE passam 1,1 mil estudantes que já vivenciam a realidade de um hospital.

Tecnologia
"A importância do Centro é aproximar o HE da universidade e a UFPel do Hospital Escola, no momento de retomada das atividades presenciais, onde os alunos têm curiosidades e também por garantir mais segurança aos futuros profissionais da área da saúde", destacou Collares. Para o gerente de Ensino e Pesquisa, o papel do Centro é agregar profissionais multidisciplinares a possibilidade de realizar a simulação que vai ter reflexos no futuro. "O espaço também traz sustentabilidade, uma vez que está habilitado para a realização de cursos para profissionais de outras instituições. Na semana que vem, por exemplo, uma equipe da Secretaria de Saúde de Pelotas fará uma visita ao Centro." Os ambientes também foram organizados para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e tecnologia, através da parceria com uma empresa da cidade.

A professora da Faculdade de Medicina da UFPel, a ginecologista e obstetra Celene Maria Longo da Silva visitou os laboratórios e se diz encantada. "Vai trazer mais segurança para os alunos que vão conseguir chegar mais preparados para a vida real", argumentou. A aluna do terceiro ano e chefe de residentes na mesma área, Elize Rolim de Moura, garante que este será o grande diferencial para os acadêmicos. "As atividades vão qualificar a nossa formação que, às vezes, apresenta dificuldades. Portanto, poder ganhar habilidade em videocirurgia foi um ganho e tanto e que terá reflexo diretamente no atendimento aos pacientes", resumiu.

Como vai funcionar
O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de sete dias da data do uso, pelo sistema de agendamento de salas no site do HE. Após solicitação, será necessário preencher um formulário com todas as informações pertinentes para o andamento adequado da prática simulada, que terá duração de 50 minutos. São permitidos oito alunos e um professor nos laboratórios por vez, acompanhados sempre de um monitor.

Confira as aulas disponíveis no Centro de Sustentabilidade Realística (CSR): higienização das mãos; coleta do teste do pezinho; realização de medidas antropométricas em crianças; administração de oxigênio por máscara de venturi; ventilação com ressuscitador manual auto inflável (AMBU) em adultos; administração de oxigenoterapia por máscara sem reinalação (máscara de Hudson); sondagem vesical de demora feminina; higienização do dispositivo coletor de estoma intestinal; punção de acesso venoso periférico; retirada de acesso venoso periférico; prevenção de lesão por pressão; aspiração de vias aéreas; higiene bucal em pacientes em ventilação mecânica; cuidados de enfermagem ao recém-nascido em sala de parto; avaliação antropométrica do paciente adulto e idoso; sondagem: oro, nasogástrica e nasoentérica; reanimação cardiopulmonar (RCP); reanimação de recém-nascido; simulação de parto; intubação recém-nascido; intubação adulta; verificação de pressão arterial; verificação de sinais vitais; inserção de cânula de traqueostomia; aspiração de cânula de traqueostomia; manejo com o paciente; realização de eletrocardiograma; realização de enema em adulto e em criança; realização de banho de leito no adulto; administração de dietas, soluções e outros por sonda nasogástrica, orogástrica e nasoentérica.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cultura e arte marcam a abertura da  Semana da Pessoa com Deficiência Anterior

Cultura e arte marcam a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência

Cadastro de protetores de animais começa nesta quarta-feira Próximo

Cadastro de protetores de animais começa nesta quarta-feira

Deixe seu comentário