Saúde

RS faz Dia D contra a gripe neste sábado

Baixa procura pelas doses em todo o Rio Grande do Sul, cuja meta é atingir uma cobertura de 90%, preocupa as autoridades

No Rio Grande do Sul serão mais de 1,8 mil postos de vacinação extraordinariamente abertos neste sábado (13) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Entre os grupos prioritários, a principal preocupação até o momento é com as crianças acima dos seis meses e menores de cinco anos. Até o momento, apenas 34% desse grupo recebeu a dose no Estado, enquanto que a meta é chegar nos 90% de cobertura. No total, 55% do público-alvo foi vacinado, com mais de 1,75 milhão de doses aplicadas.

O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, reforçou a importância da vacinação, durante coletiva à imprensa na sexta-feira, mostrando a redução nos casos de óbitos por Influenza em relação ao mesmo período do ano passado. “Temos até o momento 33 casos de gripe confirmados, sendo dois óbitos entre eles. Nesta época ano passado, eram 824 casos e 111 óbitos”, comparou. Gabbardo falou que isso não pode representar uma tranquilidade demasiada. “Ainda não tivemos um frio mais forte neste ano, quando a transmissão se intensifica. Por isso, quanto antes a pessoa se vacinar, mais imune ao vírus vai estar no inverno”, afirmou lembrando que a dose leva de duas a três semanas para proteger a pessoa.

Público-alvo da Campanha de Vacinação
Pessoas com 60 anos ou mais
Crianças de 6 meses a 5 anos
Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Trabalhadores em Saúde
Indígenas
Doenças crônicas (com prescrição médica)*
Privados de liberdade e funcionários dos presídios
Professores das escolas públicas e privadas

* Doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados, trissomias.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paris leiloará cadeados do amor Anterior

Paris leiloará cadeados do amor

Por mais flores e jardins na cidade Próximo

Por mais flores e jardins na cidade

Deixe seu comentário