Tradição
Sabor da Colônia recebe destaque
Empreendimento de Turuçu, com marcas conhecidas no País, foi reconhecido com medalha do Peaf durante a Expointer
Divulgação -
Inaugurada em 2006, a agroindústria de Turuçu Sabor da Colônia é uma das mais antigas do Estado com cadastro no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), regulamentado em 2012, quando também foi criado o Selo Sabor Gaúcho. O destaque veio durante a Expointer, quando a Agroindústria recebeu medalha de reconhecimento comemorativa aos dez anos do programa.
Após passar por duas ampliações no seu prédio original, a fim de reestruturar e adequar o espaço para atender e garantir segurança e qualidade dos alimentos ofertados aos consumidores, uma nova marca de trabalho da agroindústria foi registrada, conta a agricultora e proprietária da agroindústria, a bacharel em Química de Alimentos, Vera Tuchtenhagen. Além da já conhecida Sabor da Colônia, a marca Pimenta Guapa veio para estabelecer uma linha inovadora aos produtos à base de pimenta, que são elaborados e supervisionados de perto por ela.
Instalada no município de Turuçu, conhecido como a Capital Nacional da Pimenta, a Agroindústria Sabor da Colônia teve a pimenta como inspiração para sua existência e hoje a utiliza como base de suas receitas ímpares e tradicionais, explica a proprietária. “Temos um portfólio de mais de 300 produtos diferenciados tendo por base aproximadamente 15 variedades de pimentas com diferentes graus de ardência”, ressalta. Segundo ela, a agroindústria agrega, em seu entorno, três gerações da família, que estão envolvidas desde o cultivo da matéria-prima até o processamento dos produtos.
Para a extensionista do escritório Municipal da Emater de Turuçu, Alessandra Storch, a Emater faz parte desta história, com execução do cadastro no Peaf em 2008. “São anos de parceria e confiança na busca de alternativas e meios para consolidação da marca e reconhecimento do produto buscando crescimento e independência na atividade que escolheram para suas vidas, solidificando suas raízes no meio rural”, diz Alessandra.
Segundo ela, as agroindústrias familiares, hoje no total de nove, possuem importante papel social e econômico no desenvolvimento das famílias do meio rural, principalmente em municípios em que a agricultura é um dos pilares de sustentação, como Turuçu. “O programa é uma importante política pública do Estado, executada pela Emater/RS Ascar, e que busca melhorar as condições de vida das famílias agricultoras e contribuir para o processo de desenvolvimento socioeconômico municipal, regional e estadual”.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário