Trânsito
Semáforo altera tráfego na São Francisco de Paula
Sinaleira de quatro tempos instalada na rotatória do Shopping Pelotas começou a funcionar nesta sexta-feira e gerou reclamações de motoristas
Carlos Queiroz -
A instalação dos semáforos na rotatória do cruzamento da avenida Ferreira Viana e São Francisco de Paula alterou o tráfego no local. No primeiro dia de mudança, os agentes de trânsito prestam auxílio no local, o que deve ser a realidade para os próximos sete dias. A principal alteração na rotina é para quem trabalha no Shopping ou mora no condomínio Lagos de São Gonçalo. Com o semáforo de quatro tempos - um para a Ferreira Viana, dois para a São Francisco e um para pedestres -, o intervalo para cruzar a rótula reduziu e se criou congestionamentos na São Francisco.
A nova medida divide opiniões. Os agentes que coordenam o trânsito na rotatória ouvem reclamações, especialmente daqueles que saem do Lagos. À reportagem do Diário Popular, uma moradora do condomínio abriu a janela do veículo para reclamar. “Isso ficou horrível. Nunca tinha congestionamento aqui e agora está assim”, criticou. No mesmo instante, trabalhadores do Shopping que encerravam o expediente adotaram uma postura positiva, mas sem deixar de apontar o pouco tempo de sinal verde para quem trafega pela via. No começo da tarde desta sexta-feira (6), filas com 15 carros por faixa se formaram na São Francisco.
Quem vem pela avenida Ferreira Viana tem cerca de um minuto de sinal verde, em ambos os sentidos. A conversão à direita para quem vai do centro ao Laranjal é livre. No entanto, como constava no projeto original, o acesso à esquerda é proibido, restando duas alternativas: seguir reto até a próxima rotatória na própria avenida ou converter à direita na São Francisco e entrar no próximo retorno. Como há dois tempos para o tráfego da São Francisco, a conversão à esquerda, para a Ferreira Viana, continua permitida.
O problema, mesmo, é para quem trafega na São Francisco. O tempo de sinal verde é mais curto, e passou por mudanças ao longo da manhã desta sexta-feira. O tempo de parada é de um minuto e meio e o semáforo fica aberto por apenas 25 segundos, muitas vezes insuficiente para a passagem de todos os veículos. Alisson Miranda, atendente de uma loja no Shopping, avalia positivamente a mudança, mas com ressalvas. “A tendência é que melhore conforme o pessoal for se acostumando. O problema mesmo é o pouco tempo para passada”. Alisson foi um dos muitos motoristas a pegar duas vezes a sinaleira fechada. Na manhã, com ainda menos tempo para passagem, houve relatos de mais de 5 minutos para passar na rotatória.
Um dos agentes que trabalha no local, acostumado a ouvir reclamações dos motoristas, comenta sobre prováveis alterações a serem feitas. Segundo o agente, um dos problemas é a temporização para pedestres. Por 13 segundos todos os sinais para veículos ficam vermelhos. A avaliação é de que poucos pedestres fazem a travessia pela rotatória. A poucos metros dali, há faixas de segurança. Estes 13 segundos poderiam ser usados, alternadamente, nos dois tempos de sinal verde na avenida São Francisco, o que ajudaria a desafogar a via.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário