Boa ação
Solidariedade através de novelos de lã
41ª edição da campanha Bouquet do Amor arrecadou mais de 22 mil novelos de lã
Foto: Carlos Queiroz - DP - Campanha deste ano deve possibilitar a confecção de mais de 15 mil peças de roupa
Por Helena Schuster
(estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)
A tradicional campanha Bouquet do Amor realizou, nesta quinta-feira (3), a entrega de novelos arrecadados neste ano. Em sua 41ª edição, foram reunidos 22,8 mil novelos de lã, destinados para grupos e instituições que confeccionam roupas para pessoas em vulnerabilidade social, em Pelotas.
Segundo Maria Eulalie Fernandes, uma das idealizadoras da campanha, a iniciativa surgiu como uma espécie de gincana entre as debutantes da época e, hoje, abrange a comunidade como um todo. Este ano, a arrecadação deve possibilitar a confecção de, pelo menos, 15 mil peças de roupas através de cerca de 50 entidades.
Segundo a participante da comissão organizadora e do grupo Mães Cristãs, Sandra Espinoza, o resultado pode ser ainda maior: "A gente usa um novelo só para casaquinhos de bebê e todo pedacinho que sobra a gente junta e faz outra peça. Então, podem ser feitas ainda mais peças", comenta. Para Sandra, que participa há cerca de 15 anos, a sensação ao ver tantos novelos arrecadados é de dever cumprido. "O envolvimento é muito grande e ver a comunidade se mobilizando para conseguir as lãs dá um up para seguirmos em frente".
Inspirada na história da Pesca Milagrosa, a campanha também presenteia os participantes mais ativos com o título de Pescadores do Amor. O Pescador do Amor de 2022, José Antônio Reis, arrecadou 3.908 novelos de lã. Já a Pescadora de Amor, a voluntária do Banco Madre Tereza de Calcutá, Maria Judite Trelles, arrecadou 3,2 mil. "É uma campanha muito gratificante porque a gente ajuda muitas pessoas. A gente corre atrás de cada novelo e, de um em um, a gente consegue tudo isso", comentou Maria.
Em homenagem à empresária Vanisse Krause, que colaborou com o Bouquet do Amor por muitos anos, também é realizada a entrega do Prêmio batizado com seu nome para a empresa mais ativa na arrecadação e divulgação da campanha. Este ano, a Expresso Embaixador foi honrada com o título por conta da colaboração e parceria de longa data com a iniciativa.
Incentivo para os pequenos
Para despertar a solidariedade nas crianças, a campanha também dá o título para a criançada. Neste ano, a pequena Lua Ribeiro, de seis anos, foi a agraciada com o título de Pescadora Mirim. A menina foi responsável por quase metade das doações, com cerca de dez mil novelos arrecadados. Ao DP, ela mostrou que já sabe a importância da iniciativa. "Fiquei feliz de participar e sei que esses novelos vão para as pessoas que não têm". Segundo Lua, a ideia é seguir participando para ajudar a comunidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário