Cada Jovem Conta

Todos contam na prevenção à violência

Projeto pretende diminuir a evasão escolar para tirar a criminalidade do caminho dos jovens

Paulo Rossi -

A estratégia Cada Jovem Conta, do eixo de prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz, pretende diminuir a evasão escolar e aumentar o rendimento dos alunos. Para isso, um trabalho em rede envolvendo quatro secretarias e a Guarda Municipal já começou a ser desenvolvido. No primeiro momento, a ideia é levar opções de trabalho, cultura, esporte e lazer a 80 estudantes do bairro Dunas. Dentre os resultados esperados, estão a diminuição da violência e o fortalecimento das famílias.

O trabalho começa nas escolas. É lá que se identificam os jovens mais propensos a saírem da sala de aula e acabarem entregues à violência. Uma vez escolhidos, a direção encaminha os nomes às secretarias municipais de Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS), Assistência Social (SAS) e Cultura (Secult). Juntas, elas pensam nas melhores soluções para cada caso. Os estudantes não sabem que fazem parte do programa. Tudo é feito de maneira natural, para não acabar estigmatizando-os.

A Smed oferece atividades esportivas e de lazer desenvolvidas nas escolas ou em locais próximos. O projeto Construindo Saberes, que atende em turno inverso alunos que não estão na série adequada, também integra a estratégia. Já a Secult dispõe de atividades culturais a eles como, por exemplo, Oficina de Hip Hop. As vagas do programa Jovem Aprendiz serão alinhadas com o cadastro dos jovens maiores de 14 anos para dar oportunidade de emprego a eles.

Outro programa já existente, o Saúde da Família, passará a atender os integrantes do Cada Jovem Conta. Em vez das visitas mensais que geralmente são feitas, o atendimento às famílias dos jovens será semanal. A intenção é proteger e fortalecer esses núcleos familiares.

O primeiro território atendido será o Dunas, composto pelas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Afonso Vizeu, Bibiano de Almeida, Cecília Meireles, Jornalista Deogar Soares, Almirante José Saldanha da Gama, Joaquim Nabuco e Círculo Operário Pelotense (COP). De acordo com o secretário de Educação, Arthur Corrêa, a escolha se deu pelo alto número de homicídios visto na região.

Catiusse Duarte, diretora do COP, tem muita expectativa no projeto. Tirar o jovem das ruas e trazê-lo de volta para a escola é o grande desafio, avalia. Segundo ela, a ausência da família na vida desses jovens é um dos motivos cruciais para a evasão. Até hoje, a escola ficava muito sozinha na tentativa de resolver os problemas. Com o apoio das secretarias, a diretora tem esperança de que os alunos retornem à sala de aula e não cedam à violência.

Para os próximos meses, os resultados do Cada Jovem Conta serão avaliados e o programa será consolidado. Depois, chegará a hora de expandi-lo. A prioridade é para as áreas mais violentas da cidade.

Faltam perspectiva e interesse
Loreni Peverada, diretora de ensino da Smed, fala que a falta de perspectiva dos jovens afasta-os da escola. O programa ajuda a tornar esse ambiente mais atrativo, dando opções para que eles não queiram sair dele. "Queremos dar chance para a escola ajudar os estudantes", completa Sérgio Ferreira, diretor de Desporto e Lazer da Secretaria.

O modelo de escola atual não é de interesse dos jovens. Álvaro Hypólito, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, afirma que há falta de sintonia entre o colégio e a juventude. Dentre as alternativas para remediar o problema, cita a escola de tempo integral e um currículo mais próximo da vida dos alunos. Ele também credita os problemas da violência à profunda desigualdade social existente e à falta de investimento na área de educação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um alerta para além do Outubro Rosa Anterior

Um alerta para além do Outubro Rosa

195 mil servidores do Estado terão o salário quitado na segunda-feira Próximo

195 mil servidores do Estado terão o salário quitado na segunda-feira

Deixe seu comentário