Serviço

Transporte coletivo segue em fase de adaptação

Alguns ônibus não puderam transitar nesta segunda por problemas técnicos na bilhetagem; aplicativo que informa itinerário foi retirado do ar

Paulo Rossi -

O primeiro dia útil de operação da nova frota de ônibus do transporte coletivo urbano de Pelotas foi atribulado.

Alguns veículos apresentaram problemas no equipamento de bilhetagem e não puderam circular. Em razão disto, o aplicativo que informa os horários de passagem dos ônibus foi retirado do ar, pois não apresentaria uma "informação verdadeira", conforme o diretor de transportes da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), Paulo Osório. Por falta de ônibus, em consequência, houve linhas com horários de superlotação. Para parte dos usuários, o ponto alto do novo transporte é a integração tarifária.

Diante dos problemas, Osório pede compreensão da comunidade. "Espero que nesta terça a gente consiga normalizar", disse à reportagem do Diário Popular, nesta segunda à tarde. Segundo ele, o sistema do aplicativo CittaMobi - que monitora por GPS a localização dos ônibus e, assim, fornece ao usuário estimativa de tempo de espera - também está em fase de ajustes. A expectativa é de que nesta terça ele esteja novamente ativo nos dispositivos móveis.

Osório esclarece que não há casos de horários suprimidos - no comum ou seletivo. As demoras e a superlotação do primeiro dia do novo transporte aconteceram em decorrência de falhas nos equipamentos de alguns veículos. Ele não soube quantos ônibus precisaram de ajustes, nem que trajeto fazem, no entanto, usuários de diversas linhas trocaram informações nas redes sociais sobre os atrasos, entre domingo e ontem - que, nos relatos, variaram de cinco minutos a uma hora de espera.

Conforme justifica o diretor de transportes da STT, a primeira semana da mudança deve ser de adaptação do sistema, dos funcionários e da interação entre eles. Alterações de itinerário, por exemplo, não são descartadas, porém, serão pensadas a partir da demanda apresentada pela comunidade, nos próximos meses.

Integração tarifária aprovada
Quando a madrugada dá lugar à claridade, Elgita Garcia, 51, está prestes a encerrar seu turno de trabalho. Auxiliar de farmácia, ela atua no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na região central. Já sua casa está situada no Fragata e seu outro trabalho, de cuidadora, começa à tarde no Areal. São pelo menos cinco viagens de ônibus, diariamente. "Poder usar a mesma passagem é maravilhoso, o transporte é muito caro aqui", disse Elgita, enquanto chegava aos 30 minutos de espera do primeiro ônibus do dia.

O jovem Lázaro Afonso, 19, também elogia a possibilidade de usar o valor de uma tarifa para dois trajetos. "É interessante porque aparece na máquina quanto tempo ainda tenho pra usar aquela mesma passagem", comentou, em relação ao intervalo máximo de uma hora entre dois ônibus. É importante salientar: são apenas duas linhas que o usuário pode aproveitar na integração tarifária - dois ônibus de ida e outros dois de volta, em qualquer turno, inclusive na madrugada. O sistema, porém, não entende como mesma tarifa quando o indivíduo embarca em um ônibus saindo do bairro para o centro e, então, retorna ao bairro (ou vice-versa).

Adaptação
Do início do dia até a meia-noite há um fiscal em algumas paradas de ônibus, a fim de monitorar horários e demais condições do transporte. Um deles é Jardel Silva, que assumiu a função domingo e, desde então, vem fornecendo informações aos usuários dos coletivos. Além das muitas dúvidas em cima dos horários de intervalo e de passagem dos ônibus, de acordo com ele, muitos ainda não sabem o que fazer com os créditos do cartão antigo - neste caso, eles serão transferidos para o novo cartão.

Ainda recebendo ajustes no site - www.cittamobi.com.br - o usuário do transporte coletivo deve ter acesso às informações sobre as alterações no setor, bem como à venda de carga para os cartões magnéticos nas seguintes categorias: Cidadão, para usuários comuns; Empresarial, para deslocamento de colaboradores de empresas; Especial, para portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes; Estudante; Turista, para quem passará apenas uma temporada na cidade; e Vale-Transporte, utilizado por trabalhadores e carregados por empresas ou pessoas físicas empregadoras.

Renovação da frota de ônibus
- São 104 novos ônibus, dentro de um total de 210 veículos.
- O contrato é do grupo formado pelas empresas Conquistadora, Laranjal, São Jorge, Santa Maria, Santa Rosa e Santa Silvana, que agora operam como Consórcio de Transporte Coletivo Pelotense (CTCP).

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