Pandemia

UFPel apresenta balanço sobre os mil dias de Covid-19 em Pelotas

Município mostra infecções e mortes acima da média, desigualdades na vacinação e aumento de casos

Foto: Carlos Queiroz - DP - Município contabiliza 105.378 casos e 1.554 óbitos em decorrência do coronavírus

Desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Pelotas até esta segunda-feira (19), passaram-se mil dias de impactos na saúde pública, sentidos na forma de infecções, hospitalizações e mortes. Para apresentar um balanço dessas informações, pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Grupo de Dispersão de Poluentes e Engenharia Nuclear (GDISPEN), divulgaram, na data simbólica dos mil dias, o resumo sobre a pandemia em Pelotas. Além de apresentar a síntese histórica, o estudo alerta para a intensificação no município: são 754 infecções registradas em 17 de dezembro de 2022, em comparação com 52 casos do mês anterior.

O Grupo de Pesquisa recomenda, considerando as festas de final ano, o reforço nos cuidados: higiene nas mãos, ambientes ventilados, máscaras em ambientes com aglomeração e testes, em caso de sintomas. O número de casos ativos no município, conforme o estudo, “provavelmente é bem maior” que os dados em poder dos órgãos de saúde, o que sugere cautela. Em razão da comercialização dos testes em farmácia a partir de 2022, as informações sobre os resultados positivos podem não chegar às autoridades sanitárias.

Histórico
O levantamento, com base nos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aponta para mais de 105 mil casos e de 1,5 mil mortes em Pelotas durante os mil dias de Covid-19. Esses índices, segundo a pesquisa, são superiores à média do Estado e do País.

Em relação à vacinação em Pelotas, identificam-se “importantes desigualdades” por faixa etária. Cerca de 80% da população vacinável recebeu a terceira dose ou o primeiro reforço, mas a cobertura da população de 18 a 39 anos, nessa situação, está inferior a 60%.

De acordo com os dados da Prefeitura, 20,4 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso. Em relação à terceira dose, o número sobe para 72,4 mil. A maior parcela é de adultos, que somam 54,3 mil com esquemas vacinais incompletos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Expediente bancário tem alterações neste final de ano Anterior

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

Campanha Dezembro Verde reforça combate ao abandono de animais Próximo

Campanha Dezembro Verde reforça combate ao abandono de animais

Deixe seu comentário