Retomada
UFPel volta às aulas nesta segunda
Depois de pouco mais de um mês e meio de recesso, quase 18 mil alunos devem retornar aos seis campi da instituição
Infocenter -
Segunda-feira (18) é dia de volta às aulas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em meio a um clima de incertezas e falta de recursos, quase 18 mil alunos devem retornar aos seis campi da instituição. Com um recesso de pouco mais de um mês no meio do calendário, o segundo semestre de 2017 só deverá acabar em março de 2018. Porém, há chances de a data se estender devido às possíveis paralisações dos servidores que pedem o fim do sucateamento da educação pública.
Neste semestre são esperados cerca de mil ingressantes. Os 22 últimos foram chamados recentemente para ocupar vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) e devem se matricular no primeiro dia de aulas. Somados aos outros discentes, ocupam 94 cursos de graduação e 50 de pós-graduação. As atividades letivas do período devem seguir até o dia 1º de março, com uma pausa entre os dias 26/12 e 4/2.
Devido ao sucateamento da educação pública e à falta de repasse de recursos para a universidade, a Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel) está articulando protestos em conjunto com as entidades nacionais. De acordo com a coordenadora-geral da entidade, Maria Tereza Fujii, uma greve foi proposta na última assembleia. Agora, esperam o resultado da plenária nacional da categoria para decidir os próximos passos. (Mariana Hallal)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário