Obra finalizada

Último trecho do canteiro central da Duque é inaugurado

Após dois anos de obras, todos os quatro lotes de modernização da avenida foram finalizados

Jô Folha -

No início da tarde desta quarta-feira (15) foi entregue oficialmente o último trecho das obras do canteiro central da avenida Duque de Caxias, no Fragata, em Pelotas. Ao todo foram revitalizados quatros lotes do local, que conta com 15 áreas verdes com academias ao ar livre, pracinhas infantis e iluminação de led, além de zonas para estacionamento. Na inauguração do espaço estiveram presentes, além da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB), o secretário de governo Fábio Machado e o de Gestão e Planejamento Roberto Ramalho.

Na obra, que teve início em maio de 2020, foram investidos R$ 3,9 milhões do programa do governo federal PAC Mobilidade Urbana, que visa soluções e melhorias em mobilidade dos municípios. Segundo a prefeitura, como a intervenção se deu a partir de saldo de recursos do programa, não houve contrapartida da prefeitura. A conclusão do projeto no canteiro central da avenida sofreu atraso de 12 meses. A previsão inicial era de que as obras fossem finalizadas em 2021. O governo atribui o atraso a dificuldades da empresa responsável, MAC Engenharia, em cumprir os cronogramas devido a períodos de redução no número de trabalhadores em razão da pandemia de coronavírus.

Além das áreas de lazer, no canteiro foram implementados bolsões de estacionamentos com cerca de mil vagas e 17 pontos de cargas e descargas. O espaço para os veículos foi criado porque, na primeira revitalização da Duque de Caxias, quando foram criados corredores de ônibus nos dois sentidos da via, o estacionamento no local foi proibido.

Espaço mais acolhedor

Segundo a prefeita, a mudança na Duque de Caxias visou tornar o espaço mais acolhedor, além de pensar nos comerciantes que estão localizados na avenida. "É um investimento que vem fortalecer o conceito que nós temos de cidade de dimensões humanas, que atrai as pessoas para os espaços públicos, que tem locais qualificados com um espaço gerador de qualidade de vida, de segurança pública e de desenvolvimento econômico. Tornando a Duque efetivamente um parque linear.", disse Paula.

Uma das pessoas que aprovou a revitalização da avenida foi a aposentada Nair Baldez, que costuma fazer caminhadas matinais no local. "Todos os dias eu caminho por aqui. Não tem nem comparação, agora está muito mais bonito. O exercício fica mais prazeroso com essa vista bonita."

Iluminação

A implementação de iluminação de led foi feita apenas nas áreas de lazer do canteiro central. De acordo com Mascarenhas, os próximos pontos da Duque de Caxias e as demais avenidas da cidade terão o novo sistema a partir de recursos do empréstimo de R$ 30 milhões feito pela prefeitura junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os primeiros contratos dos projetos serão assinados em 5 de julho. A prefeita ressalta ainda que a cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), iniciada em maio, irá custear apenas novos sistemas de iluminação dos bairros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município inclui vereadores no debate sobre marco do saneamento Anterior

Município inclui vereadores no debate sobre marco do saneamento

Reajuste salarial dos municipários está na Câmara Próximo

Reajuste salarial dos municipários está na Câmara

Deixe seu comentário