Nosso Bairro
Um bairro com tradição no futebol amador
Final de semana terá duas partidas de equipes do Areal: Santa Irene pelas quartas-de-final do campeonato colonial e Los Brocadores em amistoso com o Farrapo
Se dependesse da paixão dos envolvidos os clubes não seriam amadores. Empenho para preservar as condições dos gramados. Correria atrás de apoiadores para confecção de uniformes. Disputas acirradas para poder levantar a taça, apesar da falta de tempo aos treinos. Neste sexto e último dia em que o Nosso Bairro dedica-se a percorrer o Areal, destaque ao futebol amador, que une diferentes gerações na defesa de um mesmo brasão em campo, forma torcidas e cria amizades que ultrapassam décadas.
Neste final de semana, dois clubes irão cruzar as quatro linhas. O Santa Irene enfrenta o Arroio do Padre pelo jogo de ida das quartas-de-final do campeonato da Associação Colonial de Pelotas (ACP), no domingo (5) às 14h30min. No sábado (4), às 15h, Los Brocadores disputam amistoso com o Grêmio Atlético Farroupilha, no Nicolau Fico.
São duas oportunidades para os apreciadores do esporte espantarem o frio e movimentarem as arquibancadas, à espera de poder disparar o grito de gol.
Santa Irene, 66 anos de história e entusiasmo em alta
O clima é de alegria entre os torcedores do Grêmio Esportivo Santa Irene. Das oito equipes que permanecem na competição - considerada a categoria Titular, que é a principal -, apenas o GESI também se mantém na disputa dos outros três grupos: Sênior, Reserva ou Aspirante e Veteranos. E o Galo da Boa Vista, como é carinhosamente conhecido, tem uma motivação a mais para encarar o mata-mata que começa neste domingo.
Titulares do Santa Irene entram em campo no domingo, contra o Arroio do Padre (Foto: Divulgação - DP)
Desde 1981, quando começou a participar dos campeonatos da Associação Colonial, os Titulares conquistaram o título de campeões apenas uma vez. Foi na temporada 1997/1998, que começou em um ano e terminou no começo do outro. "Vencemos a final do Marítimo, da Colônia Z-3", relembra o vice-presidente João Paulo Adamoli, 70. E entre os quatro times da chave, nas quarta-de-final, está o Cascata, que é o maior adversário do Santa Irene e permanece invicto em 2022.
Mas, primeiro, o Santa Irene precisa encarar o Arroio do Padre, com jogo de ida lá e a volta em casa, no Estádio da Figueira, na estrada da Boa Vista, no Areal. Aliás é, justamente, pela localização e por boa parte dos moradores da localidade serem agricultores que o GESI fica autorizado em participar dos campeonatos da ACP. Uma história movida por uma mesma paixão, entre diferentes gerações. Uma trajetória iniciada em 1956 e que, passados 66 anos, ainda inspira. Da gurizada aos seniores.
Campo do Santa Irene é considerado um dos melhores da região (Foto: Divulgação - DP)
Entenda melhor
Embora os campeonatos sejam organizados pela Associação Colonial de Pelotas, os times de Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu e Arroio do Padre têm participação liberada, já que os quatro municípios são originários do território pelotense.
Los Brocadores, títulos e sonho de profissionalização
Os jogadores de Los Brocadores estão 'voando'. Em apenas oito anos, a serem completados em 3 de julho, já são seis taças erguidas entre futebol de campo e de 7. Detalhe: em somente uma dessas competições, não permaneceram invictos "Queremos crescer como clube", resume Bruno Padilha. E para isso, além dos treinamentos nas horas vagas possíveis, os jovens investem forte em imagem. Já há 225 sócios cadastrados e uma loja virtual no Instagram - @los.store -, com uma grande diversidade de produtos, que vão de camisetas, moletons e bonés a meias, toucas, canecas e chaveiros.
Entre os títulos, está o Citadino de 2019, conquistado em decisão por pênaltis (Foto: Divulgação - DP)
E o amistoso deste sábado à tarde no Nicolau Fico, no Fragata, se justifica. O time terá uma agenda de compromissos pela frente e tem de reforçar os preparativos. Em junho, Los Brocadores irão representar Pelotas na Copa RS. Em agosto será a vez do Gauchão e, em setembro, o desafio será o Sul-brasileiro de Futebol de 7, em Santa Catarina.
Ao conversar com o Diário Popular, na tarde de quinta-feira (2), Padilha não escondeu o sonho de que, aos poucos, o clube caminhe rumo à profissionalização. "Não sei como será, mas acreditamos que isso irá acontecer", afirma, em tom otimista. E fala com o peso de quem é presidente, um dos fundadores, sócio e atleta de Los Brocadores. Um ânimo próprio dos atacantes.
Arealense não está na ativa
O Clube Arealense, que já estava com as atividades suspensas antes da pandemia, ainda não retomou o núcleo de futebol. O campo no Areal Fundos, entretanto, vira local de jogos de várias outras equipes nos finais de semana - conta o diretor do Departamento de Futebol, Airton Luiz da Costa. Los Brocadores, inclusive.
O Arealense chegou ao centenário, justamente em 2020, quando a Covid-19 se disseminou pelo país e pelo mundo. A data de fundação é 26 de julho de 1920.
Para participar do projeto!
O DP quer contar com a sua participação, através do Nosso Bairro. Para ser nosso parceiro, envie sugestões para os e-mails [email protected] e [email protected]. Você pode também entrar em contato pelo (53) 3284-7023 ou pelo WhatsApp (53) 99147-4781. Se preferir, pode dirigir-se à sede do Jornal, na rua 15 de Novembro, 718.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário