Nosso Bairro

Um espaço perfeito para práticas esportivas

Do futebol ao jet ski, público aproveita a paisagem natural do Laranjal e a água calma da Lagoa dos Patos para fazer exercícios

[banner site 60] nosso bairro
Para praticar esporte no Laranjal não é preciso muito. Basta colocar um tênis e percorrer o calçadão, seja caminhando ou correndo. Há também os que preferem usar os aparelhos ao ar livre para colocar em dia a musculatura. Outros optam pelas pedaladas. Espaço em meio à natureza não é problema, é só saber explorar a imensa arena ao ar livre. E o pelotense sabe.

Aos finais de semana, principalmente, as areias da praia recebem amantes do vôlei, do beach tennis e do futebol de sete. Outros, mais radicais, testam a adrenalina com windsurf, kitesurf e jet ski. Os grupos mais tranquilos preferem a área de pesca ou as remadas em caiaques ou stand up paddle (SUP). A busca por atividades, tanto na areia como na água, fez com que a prefeitura delimitasse áreas para a prática esportiva, com o objetivo, é claro, de proteger veranistas e banhistas. Por ter sua importância em eventos esportivos, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) promove com frequência diversas atividades ao longo do ano nos balneários, sendo parceira, inclusive, do projeto Garotos da Lagoa do Balneário dos Prazeres.

“O Laranjal pra mim é um paraíso a ser investigado, investido e conscientizado. É dono de uma beleza natural que atrai banhistas, velejadores, pescadores e praticantes de esportes aquáticos”, declara o empresário Gustavo Henrique Cardoso, que começou com um pequeno espaço para comercializar açaí na Biruta Casa de Praia e atender o público que procura o prolongamento da praia, conhecido como Marina - um local para atividades náuticas, como jet ski. Já para quem gosta de caiaques e SUP, tem toda a extensão da lagoa para aproveitar o dia. Quem curte, como Cardoso, diz que é dentro da água que a pessoa descobre novas paisagens e tem uma vista incomum e privilegiada das grandes figueiras e coqueiros do calçadão.

Ao embalo do vento
Se o dia está para vento, melhor ainda. Na outra ponta, já no balneário Valverde, a Escola Wind é pioneira em oferecer conhecimento e equipamentos para os amantes do windsurf e do kitesurf. O local é considerado um dos melhores para a atividade. Em alguns dias, basta olhar para o horizonte para encontrar um arco-íris formado pela movimentação das velas e crazyflies, ou até mesmo formado pelos que curtem o paramotor.

Melhor raia
É nas águas calmas da lagoa que se encontram também as melhores raias para competições de jet ski. Por isso Pelotas já recebeu duas etapas de um Campeonato Gaúcho. Mas quem frequenta o local está preocupado. Não há uma rampa apropriada para o deslocamento do veículo aquático. Quem frequenta a praia precisa improvisar algo longe do ideal, uma vez que para tirar o equipamento da água, e atravessar o areião até o reboque, é necessário utilizar um acessório - tipo uma cinta - que, caso escape, pode atingir turistas que estejam por perto.

“Pelotas é rodeada de água, perfeita para a prática aquática, mas precisa de uma estrutura melhor”, aponta um dos fundadores da Lagartearia, Fábio Chaves Lopes. O grupo é formado por diferentes profissionais apaixonados por pilotar motos aquáticas. “O nome surgiu porque no início eu e mais três amigos saímos no frio de jet, comendo bergamota, a lagartear pelas águas, ali no Arroio Pelotas”, conta.
Atualmente, a turma participa de vários campeonatos. “A maioria dos locais em que passamos tem rampas públicas”, salienta. O olhar atento de Lopes é por considerar o Laranjal um espaço privilegiado para o esporte, o que atrai muitos turistas.

A destinação de recurso de R$ 160,2 mil para a construção da rampa para a prática de jet ski na praia do Laranjal foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), mas, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o projeto foi licitado duas vezes, sendo que na primeira, em novembro de 2021, nenhuma empresa manifestou interesse. No segundo processo, a empresa que participou do certame não cumpriu as exigências do edital. Atualmente a planilha orçamentária precisa ser atualizada pela pasta, visto que o valor está defasado pela passagem do tempo. Cumprida essa etapa, será feita uma nova licitação para dar andamento ao projeto, por isso não é possível estabelecer um prazo ainda para instalação da rampa.

Futebol de raiz
Dos tradicionais e ferrenhos campeonatos de futebol no Praia Sete, no Clube Valverde e na Praça Aratiba, só este último mantém a tradição das partidas aos domingos e com competições que garantiram visibilidade aos times do Balneário dos Prazeres.

A Sociedade Esportiva e Recreativa Aratiba é a atual campeã da praia, sempre mantendo a rivalidade sadia com o União Esportiva Ideal. O detalhe é que as duas agremiações foram fundadas pelo mesmo morador, hoje já falecido, Toni Borges. Seu filho, ex-jogador e diretor da Aratiba, Roger de Castro, conta que a praça é uma referência no futebol amador de Pelotas. Recentemente, seu time conquistou vaga para participar de uma competição estadual amadora que deve reunir mais de 600 clubes do Estado. Para garantir a participação, o diretor e técnico do time, Gabriel Carvalho, relata que a equipe se mantém pela parceria dos moradores e comerciantes locais, através de colaborações.

“Daqui já saíram jogadores profissionais e a nossa ideia, enquanto que possível, é manter a tradição dos jogos que, em grandes finais, já reuniram mais de três mil pessoas no entorno da praça”, lembra.

Quer fazer parte do projeto?
O projeto Nosso Bairro pretende aproximar a Redação da população. Além de ser um influenciador do DP, opinando na criação de pautas e sugerindo temas, você receberá outros benefícios. Para ser nosso parceiro, envie sugestões para os e-mails [email protected] e [email protected]. Você pode também entrar em contato pelo (53) 3284-7023 ou pelo WhatsApp (53) 99147-4781. Presencialmente, é possível buscar contato na sede do Jornal, à rua 15 de Novembro, 718.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura encaminha proposta ao Simp Anterior

Prefeitura encaminha proposta ao Simp

Após seis anos, Marcelo Malizia Cabral deixa a direção do Foro Próximo

Após seis anos, Marcelo Malizia Cabral deixa a direção do Foro

Deixe seu comentário