Posse
Um passo à frente na religião
Dilce Regina Paiva de Oliveira é eleita com unanimidade pelos nove membros que compõem a junta paroquial
Paulo Rossi -
Tem espaço sendo conquistado por mulheres na religião. No próximo domingo tomará posse como deã da Catedral do Redentor a religiosa Dilce Regina Paiva de Oliveira, primeira mulher à frente do cargo em Pelotas. A deã, na Igreja Anglicana, faz as cerimônias de casamento, batizado e sepultamento, além de participar das questões administrativas da instituição. A celebração da posse será às 10h na Catedral.
A Igreja Anglicana compartilha muitas similaridades com a Católica. As maiores diferenças estão no fato de que os fiéis não adoram santos nem atribuem milagres a eles, além de que os clérigos possuem liberdade para casar e ter filhos. Outro ponto é que as mulheres desfrutam de igualdade na competição de títulos eclesiásticos, como aquele que Dilce de Oliveira ficará responsável.
Ela foi eleita com unanimidade pelos nove membros que compõem a junta paroquial. Formada em Teologia, Dilce tem 50 anos e está há 22 deles envolvida na diocese. Mesmo com a experiência adquirida, a nova deã conta que ainda há machismo e conservadorismo dentro da religião. “Como em qualquer profissão, as mulheres sempre precisam se esforçar mais que os homens para atingir esses cargos”, relata, apesar de reconhecer que a sociedade vem avançando na discussão do tema. Depois de ter se tornado diaconisa e presbítera, ela exercerá o título por até cinco anos.
O bispo da Catedral, dom Renato da Cruz Raatz, comemora a posse. “É um momento muito importante e significativo para a Igreja, ter a possibilidade de eleger a primeira mulher”, afirma. Deão desde 1999, Renato vinha dividindo as tarefas da função com a de bispo da Catedral. Ele espera que a mudança sirva para dar um atendimento mais adequado à comunidade anglicana de Pelotas. A cerimônia de posse começará com culto às 10h e será revestida de símbolos litúrgicos, como o recebimento da veste de deã.
Conheça
A Igreja Anglicana, de denominação cristã e origem inglesa, desde 1985 ordena mulheres entre os sacerdotes e recentemente passou a admitir homossexuais como membros do clero. Em Pelotas, a Catedral da Igreja Anglicana do Redentor é conhecida por Igreja Cabeluda devido à hera que cobre todo o seu prédio. Inaugurada há 108 anos, o local é um dos cartões-postais da cidade e abriga diversas iniciativas e tradições. O Instrumental Ciranda é um projeto social da sede para atender crianças e adolescentes com aulas de violão, flauta, leitura de partituras e violino. Outro destaque é o Festival das Flores, que chegará a sua 21ª edição neste ano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário