Presença

Zona Sul representada na Olimpíada das Apaes

Atletas de Pelotas e Piratini estão entre os representantes gaúchos na competição nacional

Foto: Divulgação - DP - Giovanni, de Piratini, participa de uma das modalidades

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

A partir desta segunda-feira, cerca de 1,6 mil pessoas, entre atletas, familiares e técnicos, se reúnem para a 23ª Olimpíada Especiais das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Aracaju, no estado de Sergipe. O evento contará com 25 delegações estaduais participantes. Entre os 91 atletas da delegação gaúcha, os competidores July de Moura, de Pelotas, e Giovanni Camargo, de Piratini, são os únicos representantes da Zona Sul.

Professora de educação física da Apae de Piratini, Cândida Fagundes vai acompanhar os participantes na competição. “É uma oportunidade única. Desde o aeroporto, tudo vai ser novidade para eles e também para as mães que vão acompanhá-los”, comenta.

Giovanni Camargo, 30, participa da Apae de Piratini e vai competir na modalidade de lançamento de pelota (categoria cinco metros), enquanto July de Moura, 30, aluna do Cerenepe, de Pelotas, vai competir nas modalidades de corrida cem metros Down e arremesso de peso Down. Para a professora, o momento é de alegria pela participação das Olímpiadas. “É isso que o esporte proporciona na vida das pessoas. É a oportunidade de transformar realidades e possibilitar novos conhecimentos”, comemora.

Coordenador de educação física do 14° Conselho das Apaes e professor de educação física da Apae de Canguçu, Luís Vagner Lopes também reforça a importância da participação dos atletas locais na competição. “Todos os atletas da nossa região participam da etapa nacional pela primeira vez. Temos muita expectativa e a certeza de que nossa região estará sendo muito bem representada.”
A competição, que se estende até o sábado (10), conta com provas de 11 modalidades esportivas diferentes. A cerimônia de abertura do evento acontece às 19h30min de hoje e terá transmissão ao vivo nos canais oficiais da Apae Brasil no YouTube, Facebook e Instagram.

Atletas de Canguçu
Além dos participantes de Pelotas e Piratini, outros dois atletas do município de Canguçu também se classificaram para a competição, mas não comparecerão ao evento por questões logísticas e de organização. A atleta Amanda Maciel havia se classificado para a modalidade de lançamento de pelota e o atleta Ryan Mateus Hoppe para a caminhada PC 25m. ​

Importância do evento
Para o coordenador de educação física da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Paulo Antoni, o evento, realizado pela Federação Nacional da Apaes, vai muito além da prática esportiva. “Promover estes eventos demonstra a responsabilidade de incluir e respeitar todas as pessoas com deficiência, como indivíduos com direitos e atuantes em nossa sociedade”, observa.

Antoni reforça que competições como as Olímpiadas proporcionam a oportunidade de interagir com colegas de todo o Brasil e vivências únicas para os participantes. “O esporte, em todas as esferas, sempre é sinônimo de saúde e alegria. Para nossos alunos e atendidos, são momentos de realização e de experiências que ficarão para sempre nas lembranças.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pave UFPel tem 8,4 mil participantes este ano Anterior

Pave UFPel tem 8,4 mil participantes este ano

Pagamento em cota única do IPTU de Pelotas vai até dia 20 Próximo

Pagamento em cota única do IPTU de Pelotas vai até dia 20

Deixe seu comentário