Estelionato
Golpe do cartão clonado continua fazendo vítimas em Pelotas
No golpe, o criminoso consegue que a vítima diga a senha e convence-a a entregar o cartão para poder receber um novo
Foto: Marcello Casal Jr - ABR - É importante desconfiar e sempre entrar em contato com a agência bancária para conferir informações
Quanto mais a população digitaliza sua vida financeira, mais os criminosos elaboram atos de estelionato, inclusive em golpes já conhecidos pela sociedade. A novidade, porém, ficar por conta das novas técnicas de manipulação psicológica para que as vítimas lhes entreguem seus cartões e ainda forneçam as senhas. O golpe do cartão clonado é um destes, que voltou a ser aplicado em Pelotas. E as informações obtidas, infelizmente, vão parar nas mãos de organizações criminosas.
O golpe já conhecido e que volta a fazer vítimas é do cartão que o banco manda buscar para enviar um novo. Tudo começa quando o cliente recebe uma ligação do golpista, que antes se passava por funcionário do banco para dizer que o cartão foi fraudado. O bandido solicita a senha e pede que o cartão seja cortado, mas reitera que o chip não pode ser danificado. Em seguida, diz que o cartão será retirado na casa do cliente. Um outro criminoso aparece onde a vítima está e retira o cartão. Mesmo com o plástico cortado, o chip está intacto e os fraudadores o utilizam para fazer transações e roubar o dinheiro da vítima.
Uma das vítimas relatou aos policiais da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), de Pelotas, que recebeu uma ligação para seu telefone fixo, de uma pessoa dizendo ser de uma instituição bancária. Essa pessoa disse que seus cartões haviam sido clonados e que era para ligar para um 0800 que foi repassado. Assim que a vítima teclou os números a ligação foi atendida por alguém que se apresentou como gerente de uma das agências do Município e que ela deveria fazer uma carta solicitando o cancelamento dos cartões. A pessoa ainda precisava colocar os mesmos dentro de um envelope lacrado e que alguém do banco buscaria.
As senhas foram passadas pelo telefone. Ela acabou enviando todos os cartões, inclusive de outras instituições bancárias – todos com as respectivas senhas. Em seguida, não conseguiu mais contato com o número enviado e recebeu a informação de que uma compra havia sido feita pelo seu cartão, em uma loja também em Pelotas, no valor de R$ 6 mil.
O alerta do filho
O mesmo golpe, porém aplicado como sendo de uma loja, fez outra vítima em Pelotas. Ela recebeu uma ligação de uma pessoa se identificando como sendo da loja e que seu cartão estava disponível. A vítima disse não ter solicitado. Nesse momento o golpista falou que cancelaria e que mandaria um funcionário pegar o cartão do banco para dar baixa no sistema.
Uma outra ligação da organização criminosa, se passando por funcionário do banco onde possui conta, confirmou seus dados, inclusive a senha passada pela vítima na ligação anterior, alegando que era padrão buscar os cartões antigos para poder enviar o novo. Ao falar para o filho da situação, foi alertada de que caíra em um golpe. Ao verificar o extrato de sua conta, constatou o saque no valor de R$ 480,00.
Dados da febraban
Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Brasil é conhecido mundialmente por seu papel de vanguarda em tecnologia bancária e por ser precursor em várias soluções que facilitaram o acesso de milhões de brasileiros ao sistema financeiro, fruto de um investimento anual de R$ 30 bilhões em tecnologia, sendo 10% deste total, voltados para a cibersegurança. Isso faz com que os criminosos se voltem para o cliente final. Técnicas como a do phishing, ou pescaria digital, usam e-mails, SMS, mensagens em aplicativos, posts em redes sociais e páginas falsas na internet para induzir o usuário a revelar senhas e dados pessoais ou clicar em links que instalam aplicativos maliciosos no celular do cliente.
“Bandidos que se passam por falsos funcionários de bancos, empresas e até mais recentemente como falsos policiais e induzem a vítima a fornecer informações confidenciais e a entregar cartões bancários” alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Como evitar
Fique atento! Nunca entregue seu cartão para nenhum portador retirar na sua casa. Se receber esse tipo de ligação ou visita, não entregue nada para ninguém e ligue imediatamente para o seu banco, de preferência de um outro telefone, para saber se existe algum problema com a sua conta.
A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Por isso, para que o cliente possa se proteger, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e os bancos têm investido constantemente e de maneira massiva em campanhas de conscientização e esclarecimento com a população por meio de ações de marketing.
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