Anunciada no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a duplicação dos sete lotes remanescentes da BR-116, entre Pelotas e Guaíba, deverá receber ao total R$ 484 milhões para que as obras sejam concluídas. Deste montante, R$ 284 milhões têm liberação prevista para intervenções ainda em 2023. Dentre outras construções de infraestrutura na Zona Sul, a restauração da atual e a viabilização de uma nova ponte entre Jaguarão e o Uruguai está orçada em aproximadamente R$ 200 milhões, além de outros R$ 50 milhões para o projeto da travessia entre Rio Grande e São José do Norte.
Com um orçamento de R$ 22,9 bilhões para os próximos três anos, o anúncio da terceira edição do PAC, no último dia 11, tinha como principal pauta a promoção de novas obras de infraestrutura e a conclusão das já existentes. A partir disso, a etapa atual na União tem sido de análise dos projetos que serão contemplados e de definição de destinação de recursos, assim como organização de leis para concessões e parcerias público-privadas.
Na Zona Sul, os investimentos federais serão destinados a obras consideradas essenciais para o desenvolvimento da região. A principal delas, a BR-116, gera expectativa de que finalmente seja contemplada com repasses suficientes para toda sua duplicação até o final de 2024. Conforme o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), que tem acompanhado o andamento do PAC junto ao governo federal, no entanto, em razão de questões logísticas, apenas algumas questões como pontos de acessos a municípios, assim como a ponte sobre o rio Camaquã, não estarão concluídas até o prazo. "Vai faltar, para a conclusão plena, alguns detalhes por uma questão de cura de concreto e outras coisas de engenharia", diz.
Travessia esperada há décadas
Outra infraestrutura pleiteada que foi contemplada pelo PAC é a ligação a seco de mais de três quilômetros entre Rio Grande e São José do Norte. A ponte, que facilitaria a vida de quem hoje atravessa de balsa e apenas em horários específicos, tem o projeto executivo orçado em aproximadamente R$ 50 milhões. "Não é pouca coisa porque é uma obra que chega à casa de R$ 1 bilhão", argumenta Lindenmayer.
O deputado destaca que outros projetos considerados importantes para a Zona Sul ficaram de fora do conjunto de investimentos, dentre outros motivos, por falta de projeto atualizado. É o caso da duplicação do lote 4 da BR-392, próximo ao Porto de Rio Grande. A obra na rodovia, assim como na BR-116, é considerada importante por se tratar de um trecho de escoamento da produção aos terminais portuários. Por conta disso, Lindenmeyer afirma que investimentos estão sendo reivindicados.
Outro caso neste sentido é a restauração da segunda ponte sobre o Canal São Gonçalo, que não teria entrado no PAC devido a uma última licitação deserta.
Investimentos previstos
- Duplicação BR-116: R$ 484 milhões
- Pontes Jaguarão-Rio Branco: R$ 200 milhões
- Projeto executivo da ponte Rio Grande-São José do Norte: R$ 50 milhões
Duplicação da BR-116
A duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, com 211,2 quilômetros de extensão, tem investimento total previsto de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. Dividida em dez lotes construtivos, tem hoje 163 quilômetros duplicados e liberados ao tráfego. Confira a situação de cada trecho:
- Lotes 1 e 2 (50,8 km), de Barra do Ribeiro/Guaíba, são executados pelo Exército Brasileiro e estão com 74% dos serviços concluídos;
- Lote 3 (21,9 km), de Sentinela do Sul/Tapes, será relicitado para a realização dos serviços remanescentes necessários para concluir a duplicação do trecho;
- Lote 4 (24 km), Sentinela do Sul/Camaquã, trecho 100% concluído;
- Lote 5 (25,1 km), entre Camaquã/Cristal, está 80% executado e teve o primeiro trecho de 15 quilômetros liberado em maio deste ano;
- Lote 6 (26,2 km), Cristal, trecho está 62% executado e está em fase de licitação para executar os remanescentes;
- Lote 7 (21,6 km), Cristal/São Lourenço do Sul, obra em andamento e já está com 99% dos serviços executados;
- Lote 8 (18,9 km), de São Lourenço/Turuçu, executado 41% - remanescentes sendo licitados;
- Lote 9 (22,8 km), Turuçu/Pelotas, executado 92% - remanescentes sendo licitados;
- Lote 10, Ponte de Camaquã, que teve a obra iniciada em fevereiro de 2023, está com 6% dos serviços executados (previsão de término de 12 meses).
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