Pet

Água e ração para cachorros de rua

Pelotas ganha o 1º Pet Food, iniciativa que beneficia cães abandonados

Jô Folha -

Carinho e atenção, em forma de alimento e água. O projeto Pet Food é uma iniciativa pioneira em Pelotas e funciona no Posto São José da rua Félix da Cunha esquina com a rua General Telles. A iniciativa foi criada para beneficiar cachorros de rua e, por incrível que possa parecer, eles já sabem. Todos os dias, geralmente em fins de tarde, chegam em grupo para comer ração e beber água, conta o proprietário do estabelecimento, Marcelo Zanotta Riemke.

A idealizadora do projeto, como não poderia deixar de ser, é uma "cachorreira", uma jovem que se preocupa com a causa animal. Francine Peres ficou sabendo de um projeto desenvolvido em São Paulo e decidiu buscar mais informações para aplicar em Pelotas. Correu atrás do material e, com a ajuda do artista Guilherme Nunes da Rosa (GuiNR), autor do grafite que deixou o freezer todo colorido, de Fabrício Bassalobre Casagrande, que doou os reservatórios internos, e de Riemke, que cedeu o espaço, o primeiro Pet Food começou a funcionar.

"A situação que se vive aqui é caótica. São muitos cachorros abandonados e isso me preocupa. A gente tem tantos problemas e acaba não vendo eles. São invisíveis para as pessoas", comenta Francine. Riemke, que já havia implantado no posto um totem com display para libertar sacolinhas ecológicas voltadas ao recolhimento dos dejetos dos cães e uma torneira hidrata pet, abraçou a ideia de Francine.

caixa para caes2

As sacolinhas distribuídas são oxibiodegradáveis, que se decompõem ao serem descartadas. São bastante utilizadas por donos de cachorros em seus passeios diários, assim como a água, que aproveitam para dar aos bichinhos de estimação. Mas para animais de rua, essa é a primeira ação no posto. E não vai parar por aí, garante Francine. Ela pretende instalar o próximo Pet Food no Laranjal e pede a colaboração de quem possa doar uma geladeira ou um freezer velho.

A ideia dela é espalhar os reservatórios pela cidade de Pelotas e alimentar e hidratar o máximo de cães que puder. Mas para que funcione precisa de ajuda. Em cima do freezer tem um buraco com tampa pra inserir a ração, que cai imediatamente em um reservatório interno e depois no pote, até encher. Para isso são necessárias doações. Interessados em doar ração devem levar ao posto. A água é o mesmo processo. Através do funil, a água cai no reservatório e em seguida no pote, até encher e a boia parar.

Doações
- Ração - No Posto São José da Félix da Cunha
- Freezer ou geladeira velhos - Pelo (53) 99123-2807

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Custa caro livrar-se do lixo Anterior

Custa caro livrar-se do lixo

Por mais diálogos Próximo

Por mais diálogos

Deixe seu comentário