Lugar ao centro

Ambulantes ilegais são alvos de fiscalização

Agentes da prefeitura confiscaram 455 maços de cigarro somente nesta segunda-feira no Calçadão

Jô Folha -

A fiscalização de ambulantes considerados irregulares foi intensificada pela prefeitura de Pelotas na semana que antecede o Dia das Mães, uma das datas mais concorridas do comércio varejista ao longo do ano.

Desde sexta-feira (5) agentes da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), com apoio da Guarda Municipal, vistoriam o Calçadão. A ação continuou nesta segunda-feira das 9h até as 19h. Durante a manhã foram apreendidos 455 maços de cigarro que estavam sendo comercializados na esquina das ruas General Osório e Marechal Floriano. Os dois indivíduos responsáveis pela mercadoria foram encaminhados à elegacia.

Foi a única apreensão até o momento. O comércio irregular de acessórios, DVDs e eletrônicos, por exemplo, continua apesar das constantes operações da Secretaria. Enquanto a reportagem percorria o Calçadão na tarde desta segunda, três pessoas praticavam comércio ilegal. Os ambulantes trocam a disposição de produtos na calçada para maletas de fácil transporte, estratégia que permite que a vistoria seja driblada sem maiores dificuldades. Quando a fiscalização é percebida, eles fecham a maleta e mudam de quadra.

O chefe do Setor de Ambulantes da SGCMU, Carlos Pereira, diz que a preocupação do órgão é justamente com aqueles que adotam essa prática para escapar da vistoria. “Eles não se instalam e isso dificulta o trabalho”, reconhece. São quatro fiscais atuando na operação, que deve continuar durante toda a semana.

Comerciantes do local elogiam a ação e afirmam que a fiscalização tem sido eficaz, comparado a 2016. “Antigamente nós tínhamos ambulantes colocando os produtos na entrada da loja”, diz o empresário Márcio Holz, proprietário de um estabelecimento próximo ao chafariz Três Meninas, na Andrade Neves com Sete de Setembro. Ele considera que a atuação da prefeitura para coibir os ilegais já foi mais enérgica, mas que funciona.

Em Pelotas a Lei Municipal 1.807 proíbe qualquer tipo de comércio ambulante não licenciado pela prefeitura, o que inclui a disposição e venda de produtos em via pública. A mercadoria apreendida é levada até a SGCMU, onde só pode ser retirada perante apresentação da nota fiscal e de pagamento de multa. Os ambulantes que fazem comércio sobre rodas são os únicos regularizados pelo Poder Público.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pracinha revisita a emoção do fim da  2ª Guerra Anterior

Pracinha revisita a emoção do fim da 2ª Guerra

10% das árvores da Duque estão comprometidas Próximo

10% das árvores da Duque estão comprometidas

Deixe seu comentário