Infraestrutura

Área nobre da cidade, Recanto de Portugal terá rua asfaltada

Cidade de Vizeu estará pavimentada até o fim de março; bairro tem um dos IPTUs mais caros

Jerônimo Gonzalez -

Ao menos em uma das ruas do Recanto de Portugal, no acesso à praia do Laranjal, Zona Leste de Pelotas, este será o primeiro ano em que os moradores não precisarão mais enfrentar o barro em dias de chuva e a poeira em dias secos para entrar e sair de casa. Até o final de março está prevista a pavimentação da rua Cidade de Viseu. A via será a primeira asfaltada da região.

Depois de uma série de reivindicações por parte dos moradores, que ganharam ainda mais força com o reajuste da nova planta de valores de cobrança do IPTU, a prefeitura anunciou a melhoria em abril de 2016. Entretanto, as intervenções só começaram há duas semanas. Até o momento, o primeiro quarteirão já está com a base preparada para receber a nova cobertura.

Com um investimento de aproximadamente R$ 213 mil, oriundos do IPTU, serão asfaltados cerca de 600 metros, com uma largura de seis, entre a avenida Adolfo Fetter e a rua Cidade de Bragança. Ação também inclui meios-fios e obras de drenagem.

Morando desde 1983 no bairro, o aposentado Antônio Cardoso, 74, paga cerca de R$ 6 mil de IPTU. Proprietário de um imóvel no centro da cidade, Cardoso se espanta que o valor do imposto no bairro é bem maior do que o da área central. Quanto às obras, que passam na frente da sua casa, o aposentado é cauteloso.

“Não dá pra comentar nada ainda porque não está pronta”. Acompanhando o dia a dia das intervenções, Cardoso acredita que a via venha a ficar estreita. O receio é que prejudique a passagem de caminhões por carros estacionados ao longo da pista. O aposentado acredita que, quando um carro estiver estacionado, caminhões terão dificuldade de transitar no local.

A psicóloga Rose Mary Barros, 54, que recebe os pacientes em casa, também está gostando das melhorias. Nos dias de chuva, a via ficava tomada de lama e se formavam gigantes poças de água, pela falta de drenagem. Dias seguidos de sol também eram um problema, aumentava a poeira com o passar dos carros na via. “Como eu recebo os pacientes aqui, nos dias de chuva era um caos, um lamaçal para chegar, sujava tudo”, relatou a psicóloga.

Mudança
Inicialmente, estava previsto para a via o Tratamento Superficial Duplo Invertido (TDSI), que nivelaria o piso antes de colocar as camadas intercaladas de brita e asfalto. Entretanto, um acordo, que não deverá afetar o valor final do contrato, entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e a empresa prestadora do serviço, possibilitará a camada final será de asfalto. “Depois da base que está sendo preparada, vamos colocar uma camada fina de três centímetros de asfalto”, esclarece o secretário Paulo Morales. Ele explica que as obras iniciaram agora em função da drenagem instalada nas ruas do bairro. Morales também adiantou que outras ruas devem receber o pavimento. Seriam a Cidade de Bragança e a Cidade do Porto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Só mais dois dias para pagar IPVA antecipado Anterior

Só mais dois dias para pagar IPVA antecipado

Caminhos que desagradam usuários Próximo

Caminhos que desagradam usuários

Deixe seu comentário