Encontro

Artistas urbanas ganham as ruas de Pelotas

Evento reúne mulheres grafiteiras e muralistas a fim de incentivar e divulgar seu trabalho e dar mais cor à cidade

Jô Folha - 14 artistas de rua registraram sua arte em muro da rua Cassiano

Por Luciara Schneid
[email protected]

O muro de um estabelecimento, na esquina da rua Cassiano com a Andrade Neves, no centro de Pelotas, se transformou numa grande tela para 14 artistas de rua mostrarem o seu trabalho, neste domingo, durante o 1º Encontro de Mulheres da Arte Urbana da Região Sul. O trabalho começou cedo, às 8h, e o resultado pode ser conhecido por volta das 19h. Uma nova edição, ocorre no próximo domingo (27), junto ao Serviço Autônomo de Saneamento Pelotas (Sanep), na rua Andrade Neves com João Manoel, no Porto.

Segundo a idealizadora do evento, a artista urbana Joy, o evento do próximo domingo será patrocinado pelo próprio Sanep em parceria com a Prefeitura de Pelotas. Para o evento deste domingo, elas obtiveram o apoio de várias empresas locais. "A ideia é pintar outros lugares e para isso estamos sempre à procura de apoiadores", ressalta. Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a artista mudou-se para Pelotas há sete anos, quando veio participar do evento Spray´sons, organizado por Bero Moraes.

Aos 35 anos, Joy começou a pintar aos 15 e através do seu trabalho busca conhecer outras artistas e fortalecer a cena feminina na arte de rua. "Já participei de festivais de grafitti em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e pela primeira vez estou no Rio Grande do Sul', ressalta.

Ela conta que a arte de rua e grafitti em evidência em Pelotas são de artistas homens. "A proposta de um encontro só de mulheres é para buscar esta equidade, pois como em qualquer outra área, a gente não é vista", ressalta. O objetivo segundo ela. é reunir, apoiar e incentivar as mulheres a ocupar as ruas através do grafitti, muralismo, arte urbana, diz.

A mobilização e reunião das participantes se dá principalmente em eventos e pelas redes sociais, especialmente o instagran (@elasnarua_). "Esperamos que outras mulheres ocupem este espaço e se unam ao movimento", ressalta. O encontro deste domingo foi encerrado com música ao vivo, a partir das 17h até as 19h, com a participação da DJ Nágila, a rapper Bad Liddia e a cantora Tainã. Além de Joy, os grafittis desta primeira edição são assinados pelas artistas Lea, Assma, Yasmin, Pixatriz, Duda Peroba, Duda Fonsecca, Roberta Silva, Rosana Louzada, Safosapa, Fernanda Moreira, Jessica Porciuncula, Mariana Pouey, Black cat e Kmara.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Domingo de Enem movimenta Pelotas Anterior

Domingo de Enem movimenta Pelotas

Após dois anos sem Enart, pelotenses em maioria na final Próximo

Após dois anos sem Enart, pelotenses em maioria na final

Deixe seu comentário