Trabalho
Atraso na entrega das carteiras de identidade
Baixo número no quadro de funcionários tem causado a demora, que já ultrapassa 30 dias
Paulo Rossi -
Aglomeração de pessoas e demora na entrega dos documentos. Assim começou o mês de janeiro no Instituto Geral de Perícias (IGP) de Pelotas. Registros que deveriam chegar em até duas semanas já ultrapassam 30 dias. A falha no serviço é reflexo da falta de profissionais em diversas áreas do órgão.
De acordo com Fábio Silveira, papiloscopista do Instituto, vários fatores contribuem para a longa espera. "O primeiro deles é, sem sombra de dúvidas, a falta de funcionários. Há tempos não temos concurso", diz. "Sem contar os colegas que entram em férias e o baixo número de papiloscopistas, atualmente três, para atender toda a demanda", acrescenta. Além dos aspectos citados, Fábio destaca que nos meses de janeiro e fevereiro a situação piora, pois o período de férias e as matrículas das universidades levam centenas de pessoas a procurar os serviços do IGP.
A estudante Jéssica Amaral, 26, foi pega de surpresa, enquanto encaminhava a segunda via da sua carteira de identidade. Ela não imaginou que demorasse tanto tempo. Jéssica irá participar das chamadas para a faculdade e precisa do RG o mais rápido possível. Outro fator que a incomodou foi o valor exigido para a emissão. "A taxa é muito cara, vou ter que pagar R$ 60,00", reclama. Para Paulo Roberto da Cruz, 32, a necessidade é outra. Prestes a encaminhar sua carteira de habilitação, precisou atualizar o Registro Geral (RG). Após enfrentar as filas, a preocupação agora é com a demora na entrega. "Espero que chegue o mais rápido possível", diz.
A instituição sugere que, neste período de maior movimento, só vá ao local quem necessite do documento com urgência. Demais solicitações podem ocorrer ao longo do ano, quando diminui a procura e agiliza o atendimento.
Como funciona
Para fazer o agendamento prévio, o solicitante precisa ir até o IGP (avenida Bento Gonçalves, 4.302) e apresentar a certidão original, conforme o estado civil. Somente o próprio requerente pode fazer o agendamento, com exceção para menores de 12 anos ou portadores de necessidades especiais. São entregues 120 fichas diárias, mas, segundo Silveira, em períodos como agora chegam a 190 solicitações. O atendimento é marcado conforme a disponibilidade do setor e o horário de funcionamento é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Outras informações pelo telefone (53) 3225-6630.
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