Definição

Aulas recomeçam em fevereiro na UFPel, IF-Sul e CaVG

As três instituições deflagraram greves ao longo do mês de outubro, em repúdio a medidas defendidas pelo governo de Michel Temer

Paulo Rossi -

Atualizada às 18:48

Está definido: o começo de fevereiro será de volta às aulas nas instituições federais de ensino. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) as atividades acadêmicas serão retomadas no dia 6 e no Campus Visconde da Graça (CaVG), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul), o retorno está agendado para 7 de fevereiro . Nesta quarta-feira (21), às 14h, será a vez de os técnico-administrativos e professores do Campus Pelotas do IF-Sul decidirem o novo calendário letivo. Pela indicação dos alunos, dos três turnos, entretanto, a data provável será 6 de fevereiro, mas ainda dependerá de avaliação dos servidores.

Nesta terça, em reunião do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da UFPel, a orientação foi de que os docentes não realizem avaliações nas primeiras semanas de aula. Um dos temas ponderados durante o encontro - que contou com a participação de lideranças sindicais - foi a falta de condições estruturais para enfrentar as altas temperaturas do mês de janeiro, principalmente em salas do Campus do Capão do Leão; o que em 2013, forçou a suspensão de aulas.

Relembre
As três instituições deflagraram greves ao longo do mês de outubro, em repúdio a medidas defendidas pelo governo de Michel Temer (PMDB). Na última semana, com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos - já esperada -, as categorias decidiram encerrar as paralisações, mas deixaram claro: permanecerão mobilizadas em 2017, quando temas polêmicos, como a Reforma da Previdência e Trabalhista retornarão à pauta e irão requerer discussões e alertas à comunidade - argumentam líderes do movimento.

Como ficarão os calendários 

- UFPel: O calendário acadêmico - suspenso pelo Cocepe em 24 de outubro - será retomado em 6 de fevereiro e se estenderá até 25 de março; período suficiente para recuperação das atividades. O início do primeiro semestre de 2017 ficou marcado para 24 de abril, após recesso imprescindível para exames, registro de notas e matrículas. O restante das datas e intervalos do ano acadêmico de 2017 será debatido sob o comando da nova gestão, que assumirá em janeiro. As decisões foram tomadas em reunião do Cocepe, na manhã desta terça.

- CaVG: O calendário letivo de 2016 - que deveria ter começado em 31 de outubro - terá início em fevereiro. O dia 6 será destinado a reuniões de capacitação e planejamento e, em 7 de fevereiro, os alunos serão recepcionados no Campus Visconde da Graça. A proximidade das datas festivas de final de ano - que geraria transtornos a estudantes de outras cidades - e o pouco rendimento pedagógico para o período foram considerados para tomada de decisão. As atividades irão se prolongar até 7 de julho.

O segundo semestre letivo está previsto para ocorrer entre 24 de julho e 20 de dezembro. Com as últimas quatro greves, o total de dias parados no CaVG chega a 283: 70 dias em 2011; 87 em 2012; 70, em 2014 e 56 dias em 2016. É o motivo para o calendário de 2016 ser cumprido ao longo do ano civil de 2017 - explica o diretor de Ensino, Amauri Costa.

- Campus Pelotas / IF-Sul: Um encontro nesta quarta, às 14h, no auditório do Campus Pelotas colocará a definição do calendário em pauta. A indicação dos alunos, por maioria, aponta à data de 6 de fevereiro. Pelo calendário que estava em vigor, quando ocorreu a ocupação estudantil - em 16 de outubro - e, na sequência, veio a greve de professores e técnico-administrativos, as atividades deveriam ser retomadas em 23 de janeiro. As informações são do diretor de Ensino do Campus Pelotas, Endrigo Pereira Lima.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em novo endereço, doceiras esperam pela redescoberta Anterior

Em novo endereço, doceiras esperam pela redescoberta

Próximo

Suspeito de atentado em Berlim pode ser inocente

Deixe seu comentário