Estilo Pet

Banho de gato

Profissional dá dicas de como proceder para deixar seu bichano limpinho - e contente

Jô Folha -

Eles precisam de pouco para serem felizes. Carinho, comida, um pouco de sossêgo e, em casos específicos, caixas vazias ou sacolas para brincar. Apesar de tanta independência e ainda características autolimpantes, é necessário que os proprietários fiquem atentos aos cuidados básicos com a higiene dos gatos. No caso do banho, por exemplo, é preciso ter muita dedicação e prudência.

De acordo com Angela Wickboldt Fonseca, sócia-proprietária e responsável pela parte estética de uma empresa de rações e pet shop de Pelotas, o banho habitual em felinos é indicado somente a partir do momento em que eles estão com todas as vacinas completas. A frequência é recomendada de acordo com cada animal, sendo levados em consideração fatores como hábitos e também pelagem. O ideal seria realizar banho e escovação pelo menos uma vez a cada 15 dias - procedimento que poderia, por exemplo, evitar a grande perda de pelos dentro de casa, o que desencadeia processos alérgicos em humanos.

Para impedir traumas é essencial que o gato seja exposto desde cedo à água. Gradativamente, até que esteja pronto para o primeiro banho completo. “Precisamos sempre acostumar os animais desde filhotes às situações que ele terá que enfrentar no futuro. Para dar o vermífugo, por exemplo, teremos que acostumá-lo a colocar a nossa mão em sua boca. Com o banho e escovação acontece o mesmo”, aconselha Angela. A temperatura da água é outra aliada no processo: nem quente, nem gelada. Além de ser a ideal para agradar os bichanos, a água morna é a mais indicada para a saúde. “Quando ela está muito aquecida abre os poros da pele, causando predisposição a doenças de pele”, explica.

A profissional deu ainda outras dicas que podem ajudar os donos de gatos. Confira:

Escolha dos produtos
Opte por produtos que sejam indicados exclusivamente a gatos. Isso deverá garantir que na composição não haja ingredientes que possam causar irritação na pele dos bichanos.

Esteja preparado
Certifique-se de ter tudo o que é necessário para o banho do felino em mãos antes de começar. Acredite: será um grande desafio ter que procurar por uma toalha enquanto ele estiver todo molhado, por exemplo. Além de colaborar com o processo, provavelmente tentará fugir.

Evite chuveiros! Eles podem assustar o animal. Além de ser mais sutil, um banho de caneca poderá garantir maior controle da quantidade de água que será despejada e dos locais do corpo que serão atingidos.

Não molhe o focinho! Faça uma barreira de proteção nessa região com a mão ou opte por higienizar a cabeça do animal com pano umedecido, pois se entrar água no nariz do bichano ele poderá aspirar o conteúdo direto para o pulmão.

É melhor em equipe
Os gatos podem ficar agressivos em situação de estresse, por isso o ideal é que o banho seja dado por, pelo menos, duas pessoas. Para conter o gato é necessário segurá-lo na região da nuca, pressionando para baixo. Sem uso de força excessiva, é claro.

Não o deixe molhado
E importante secar o gato depois do banho. Primeiro utilize toalhas para tirar todo o excesso de água. Depois, com um secador de cabelo, termine o processo. Escolha o modo quente, mas mantenha o aparelho bem distante da pele para não machucá-la. A escova deve ser utilizada apenas no processo final.

Hora de retribuir
Veja bem, humano, depois de colocar o bichano em situação de estresse, o mínimo que você pode fazer é recompensá-lo por seu bom comportamento - mesmo que não seja um “ótimo” comportamento. Ele pode não saber o motivo de estar ganhando guloseimas, mas, pelo menos, você ficará com a consciência trânquila.

Alternativas ao banho
Se o bichano fica extremamente agressivo ou parece que vai passar mal na hora do banho, talvez seja o momento de repensar o método. Existem produtos alternativos que podem compensar a não utilização de água, como - por exemplo - lenços umedecidos e banho seco em spray, pó ou espuma. Todos esse materiais podem ser encontrados em pet shops. Na dúvida, peça a ajuda de um profissional.

Fique atento à pele do animal
Durante o banho é possível identificar pulgas, espinhas e feridas. Sendo esse o caso, é preciso buscar a ajuda de um profissional para encontrar a solução do problema.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa do Estudante terá novo endereço Anterior

Casa do Estudante terá novo endereço

Opção de lazer à vista Próximo

Opção de lazer à vista

Deixe seu comentário