Espaço público
Baronesa já tem nova iluminação
Postes instalados no parque fazem parte do projeto de revitalização do local e devem atrair mais visitantes
Jô Folha -
Quem frequenta o Parque da Baronesa, no bairro Areal, Zona Leste de Pelotas, no final da tarde ou prefere um passeio noturno já percebeu a mudança. Embora ainda não tenha sido inaugurado oficialmente pela prefeitura, há cerca de 20 dias um novo sistema de iluminação está funcionando no local, deixando o ambiente mais seguro e convidativo para uma caminhada no fim do dia.
A instalação dos 121 pontos de luz teve investimento de R$ 194,7 mil e integra a segunda etapa de melhorias no parque, que teve contrato para revitalização assinado em julho do ano passado. São 115 postes de cinco metros, cada um com uma lâmpada de 70 watts de potência. Na entrada do parque ficam outras seis luminárias com quatro lâmpadas de 400 watts em cada. Antes de tornar o local mais claro, já havia sido concluída a construção de pistas para caminhada e instalação de uma academia ao ar livre.
A expectativa é de que o Parque da Baronesa passe a ser também um destino tradicional para uma caminhada após o pôr do sol. Embora no museu o expediente seja até as 17h30min, os portões da área externa ficam sempre abertos para o público. “Passo a passo estamos qualificando o parque e o tornando mais atrativo para as pessoas. O movimento já é grande e a tendência é de que aumente ainda mais”, diz o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales.
Com a iluminação reforçada, Wilson Mesquita, 45, pretende visitar mais o parque. Como trabalha o dia todo e dificilmente as tarefas como eletricista lhe dão uma folga, espera agora poder repetir com a família o passeio que fez nesta sexta-feira. “Tive um dia livre e vim com a família. Acho importante melhorar a segurança para que mais pessoas possam aproveitar.”
Já o vendedor de algodão-doce Luís Fernando Silva, 52, enxerga uma oportunidade. Se houver guardas fazendo a ronda o tempo todo, ele acredita que a iluminação dará mais confiança para que as pessoas fiquem até mais tarde. E ele possa faturar um pouco mais.
Segundo o secretário de Segurança Pública, os visitantes podem usufruir do parque à tardinha e à noite tranquilos. “Mantemos uma equipe da Guarda Municipal durante 24 horas fazendo o patrulhamento. E em dias de eventos ou com maior movimento, reforçamos e usamos como ponto base para uma viatura”, garante Tenente Bruno.
Parque claro, praça escura
Enquanto no Parque da Baronesa as novas luminárias garantem mais segurança, na praça Coronel Pedro Osório o cenário é bem diferente. Ainda. Desde meados de fevereiro o local no centro da cidade está às escuras depois que as 133 lâmpadas foram furtadas.
Quem anda à noite nota que, dentro da praça, apenas a Fonte das Nereidas está iluminada. Somente dois postes de oito metros com pétalas de luz estão em funcionamento e, do lado de fora, dois refletores foram instalados apontando para o interior. O que contraria a previsão dada pela Secretaria de Cultura (Secult), responsável pela iluminação da praça, de que até o começo de março todas as luminárias seriam repostas.
“Estamos concluindo a instalação de mais quatro pétalas de luz e modificando o projeto de iluminação da praça para que novos furtos não ocorram”, explica o secretário Giorgio Ronna.
Quando visitar?
Parque - Aberto diariamente durante 24 horas. Veículos só podem estacionar na área interna das 8h às 19h. Entrada gratuita.
Museu - De segunda a sexta das 13h30min às 17h30min. Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h30min. As entradas custam R$ 3,00 (estudantes, professores e idosos pagam meia). Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais têm passe livre.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário