Produção

Campanha divulga as vantagens da raça angus

Circuito promovido pela Associação Brasileira de Angus começa por Rio Grande; programa prevê mais cinco cidades até o dia 16

Começa hoje o Circuito Touro Angus Registrado, campanha da Associação Brasileira de Angus (ABA) que objetiva apresentar aos produtores rurais as vantagens da raça. Esta etapa do circuito será marcada por palestras em cidades do interior do Estado. A primeira será nesta terça-feira (8), às 19h, na sede do Sindicato Rural de Rio Grande. A ideia é incentivar o uso de touros angus registrados, principalmente para a reprodução. De acordo com Mateus Pivato, técnico de fomento da associação, quem usa a raça obtém vantagens tanto na produção quanto na venda dos animais. Ele explica que o maior custo de um touro angus em relação a outros sem procedência é o investimento que traz reflexos positivos ao rebanho inteiro. A raça se destaca pelas altas taxas de fertilidade, longevidade e rusticidade (capacidade de se adequar a diferentes ambientes).

Mateus conta que é importante verificar se o animal é realmente registrado. Os touros genuinamente angus passam por uma inspeção genética e são acompanhados ao longo da vida por técnicos especializados. Isso garante que sua prole tenha tamanho homogêneo, fator que aumenta o preço de venda em até 20%.

A Zona Sul do Estado é de extrema importância à produção de touros da raça. Os produtores da região representam cerca de 10% dos membros da ABA. Nos últimos anos, grande parte dos vencedores do prêmio Mérito Genético veio dessas cidades. Rogério Rotta Assis é um dos criadores de angus de Santa Vitória do Palmar e seus animais figuraram nas primeiras posições do ranking quatro vezes entre 2007 e 2011. Ele afirma que o trabalho desenvolvido com a raça permite o controle sobre as gerações e garante a melhora genética dos animais. As próximas palestras serão nas cidades de Bagé (Quarta), Santana do Livramento (quinta-feira), Alegrete (dia 15), São Francisco de Assis (dia 15) e São Borja (dia 16).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comitiva busca recuperação orçamentária da UFPel Anterior

Comitiva busca recuperação orçamentária da UFPel

Próximo

764 municípios estão aptos a aderir o Programa Criança Feliz

Deixe seu comentário