Mau exemplo
Canal do Pepino é transformado em lixão
De acordo com morador que mora em frente ao local, maioria dos poluidores não vive nas redondezas
Paulo Rossi -
A situação não é nova, mas isso está longe de aliviar o problema - pelo contrário. Ao percorrer as imediações do canal situado na avenida Bento Gonçalves, na altura do Navegantes, Zona Leste de Pelotas, o desconforto é anunciado no ar: o mau cheiro logo toma conta das vias próximas. Reflexo do canal, que reúne entulho das mais diversas origens - entre garrafas plásticas, capacete de motocicleta e mobília.
Morador da avenida, em frente a um dos trechos do canal, o pintor Alexandre Moreira, 32, afirma chamar a atenção de quem estiver depositando lixo na água: “Procuro cuidar daqui, geralmente quem vem encher de lixo são pessoas de fora. E a gente mora aqui, né?”, comenta. Conforme narra, o cenário piora quando chove. Com o acúmulo da água da chuva e de objetos jogados, o canal transborda. O trabalhador relata que a água atravessa a via e leva os lixos por lá descartados até a frente de sua casa.
O mau cheiro, já característico daquela área, invade a casa onde Celoí Costa, 42, reside. Diferentemente do vizinho, entretanto, a acompanhante de idosos alega que muitos descartes no canal chegam da população que mora na região. “Não existe ninguém pra monitorar aqui. Pessoal chega a trazer coisas de carrinho de mão, faz várias viagens pra juntar o lixo”, conta, inconformada. Há pelo menos dois meses ela busca reverter o quadro. “É muito incômodo, não dá.”
O diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, atenta que o descarte de lixo no canal pode prejudicar o escoamento e que a prática foge da responsabilidade da autarquia. “Se tem descarte errado é falta de cidadania. Por que não ir até o Ecoponto, que é até perto de lá?”, critica. Ele se refere ao Ecoponto Municipal, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195, que recebe sete tipos de materiais descartados.
De acordo com Reydams, o Sanep está realizando a limpeza em canal do Laranjal e, posteriormente, deve ir ao Sítio Floresta executar o mesmo trabalho. Por enquanto não há previsão para drenagem no canal da Bento Gonçalves.
O mesmo problema
Outro local, tomado pela vegetação - inclusive com pequenos arbustos -, é o canal do Pepino, a partir da avenida Ferreira Viana, em direção à avenida Domingos de Almeida. Responsável por escoar a água em dias de chuva, o sistema também pode provocar alagamentos caso não receba limpeza
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário