Pandemia
Casos de Covid aceleram na região
Modelo com previsões para 20 dias prevê mais de 7 mil casos em Pelotas e quase mil em Rio Grande
Carlos Queiroz -
Dados reais coletados até 19 de maio mostram que a contaminação por Covid-19 voltou a acelerar em Rio Grande e em Pelotas. A presente análise foi extraída dos resultados recentes divulgados na modelagem Simcovid, realizada pelos professores Sebastião Gomes e Igor Monteiro, do Imef (Furg), além do professor Carlos Rocha (IFRS).
Os dados reais das duas cidades e de outras dez do Rio Grande do Sul possibilitaram identificações paramétricas e posteriores previsões para os próximos 20 dias. O modelo prevê que Pelotas passará de 86.093 casos em 19 de maio para 93.183 em 8 de junho, enquanto Rio Grande passará de 34.622 casos confirmados para 35.754.
O parâmetro mais significativo de uma epidemia é o Índice de Reprodução Basal (R0). No dia 19, Rio Grande estava com R0=1,2 (cem novos infectados infectam outros 120). Na mesma data, Pelotas estava com R0=1,19 (cem novos infectados infectam outros 119). O ideal é que o índice esteja inferior a 1, provocando assim desaceleração. Para que isso ocorra, são necessárias medidas de prevenção, sendo as principais a vacinação da população e a ampliação do isolamento social.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário