Transtorno

CEEE muda sistema de cobrança na zona rural

Moradores da colônia têm precisado recorrer ao padre para conseguir internet e transmitir dados

Paulo Rossi -

Uma mudança operacional por parte da CEEE na cobrança da conta de luz tem causado transtornos aos moradores da zona rural de Pelotas, sobretudo os que não têm internet em casa, que formam uma grande parte, se não a maioria. Agora os usuários têm de preencher um cadastro on-line por onde enviam a leitura do mês, que eles mesmos fazem.

Caso percam a data específica para encaminhamento, a Companhia envia após três meses uma pessoa para fazer a leitura acumulada e a fatura sai com o valor desses três meses, relata o líder paroquial e comunitário da Colônia Maciel, padre Armindo Capone. Na Colônia Maciel é grande a corrida à casa paroquial, onde tem internet e uma pessoa que sabe mexer em computador. Pois, ao colocarem a leitura no cadastro on-line, conseguem a emissão da conta do mês. “A gente está fazendo o serviço de boa vontade, mas não é normal isso”, comenta.

Segundo o pároco, após o preenchimento dos dados o consumidor consegue imprimir a conta e pagá-la no posto de combustíveis da localidade ou na cidade. Ele critica o novo sistema, pois observa que os agricultores não têm uma renda fixa para o caso de arcar com o valor de três boletos somados. A reportagem entrou em contato com a Companhia, que por meio de sua Assessoria de Comunicação informou que a fatura da CEEE Distribuição continua sendo emitida todo mês, como sempre ocorreu.

Explicou que a mudança na forma de cálculo ocorre da seguinte maneira: nos meses em que não há leitura, efetivada por equipe da empresa ou informada pelo cliente, o valor do faturamento é calculado pela média do consumo de energia (em kWh) dos últimos 12 meses. Nos meses com leitura, o valor do faturamento é calculado pelo consumo real (em kWh) e fazendo o ajuste de consumo caso tenha faturado por média no mês ou meses anteriores.

“Dessa forma, o cliente não precisa informar a leitura para a CEEE-D. Pode informar, caso deseje, pagar sempre o consumo real. Esse sistema já é adotado há vários anos por outras concessionárias, entre elas RGE e RGE-Sul (antiga AES Sul)”, diz a nota, ao acrescentar que o procedimento da empresa foi adotado junto a 132.306 clientes de áreas rurais (8% do total de clientes da CEEE Distribuição, que é de 1,6 milhão), sendo que deste total, 7.319 clientes são de Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De olho nos calendários acadêmicos Anterior

De olho nos calendários acadêmicos

Abertura  da colheita da uva ocorre nesta terça-feira Próximo

Abertura da colheita da uva ocorre nesta terça-feira

Deixe seu comentário