Decisão

Comissão pede demissão de servidor acusado de assédio

Funcionário da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) teria instalado uma câmera escondida no banheiro

Foto: Carlos Queiroz - DP - Caso retorna para análise na PGM e, posteriormente, será julgado pela prefeita Paula Mascarenhas

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apurava o caso do servidor da Prefeitura de Pelotas suspeito de instalar uma câmera escondida no banheiro da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) foi concluído. Segundo o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, há cerca de 15 dias a Comissão Processante responsável pela análise concluiu pela aplicação de penalidade de demissão do servidor, que estava afastado preventivamente de suas atividades até a conclusão do processo.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) homologou o parecer da comissão e encaminhou para o setor de Serviços Especiais da PGM a fim de intimar o servidor e seus procuradores. A partir da intimação, passa a valer o prazo de dez dias para apresentação de recurso administrativo e, após a apresentação do recurso (se houver), o caso retorna para análise na PGM e é encaminhado para julgamento da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), autoridade competente para emitir a decisão do processo.

Política de Enfrentamento ao Assédio Sexual
Em resposta ao caso, a Prefeitura de Pelotas, além de repudiar o episódio, anunciou no começo de setembro a implementação de uma Política de Enfrentamento ao Assédio Sexual, através das secretarias de Administração e Recursos Humanos (Sarh) e de Governo e Ações Estratégicas, para prevenir e combater o assédio sexual em órgãos da Prefeitura.

Entre as propostas do projeto, a previsão era de implementar a Ouvidoria do Servidor Municipal no mês de setembro, lançar uma cartilha até o fim de outubro e oferecer cursos e oficinas abordando o combate ao assédio sexual e temas como respeito à igualdade de gênero, étnico-racial e orientação sexual. De acordo com a secretária da Sarh, Tavane Krause, o cronograma inicialmente estabelecido foi parcialmente cumprido e se encontra em andamento.

Tavane explica que um endereço eletrônico para contato dos servidores exclusivamente para essa finalidade foi disponibilizado e, no Dia do Servidor Público, também foi apresentado um novo site voltado aos servidores com um campo específico para envio de demandas à Ouvidoria. Foi construído um protocolo de atendimento para situações de assédio. Já a cartilha está em fase final, sob revisão, e os cursos e oficinas, que serão ministrados pela Escola de Gestão Pública do Município, devem entrar na agenda de ofertas do próximo ano. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Usuários voltam a reclamar da demora no atendimento da UPA Anterior

Usuários voltam a reclamar da demora no atendimento da UPA

Educação para combater a violência contra a mulher Próximo

Educação para combater a violência contra a mulher

Deixe seu comentário