Saúde

Dia das Crianças é comemorado com Festa da Vacina em Pelotas

Evento realizado no Largo de Portugal iniciou campanha para recuperar as coberturas vacinais no município

52423383083_22c8c3dcbe_cAtividades na antiga Estação Férrea ofereceram diversão e também a chance de se proteger de doenças através da vacinação (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

Nada melhor do que um feriado, não por acaso o Dia das Crianças, para dar início à campanha de recuperação das coberturas vacinais, que ao longo dos anos apresenta queda preocupante. A Festa da Vacina, realizada no Largo de Portugal, na antiga Estação Férrea, em Pelotas, atraiu pais e crianças ao local na tarde desta terça (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, para brincar, se divertir e, ainda, atualizar o calendário de vacinação.

Em Pelotas, as coberturas em 2022 entre crianças de até dois anos apresentam índices em alguns casos abaixo de 20%, como a Tríplice Viral (segunda dose), com apenas 19,88% de imunizações. A da Poliomielite, tanto a primeira quanto a dose de reforço, também ficaram abaixo de 40%. Os números são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, conta que no evento, direcionado a crianças a partir de dois meses a adolescentes até 14 anos, foram oferecidas todas as vacinas do calendário básico. Também foi oferecida a vacina da Covid-19, tanto pediátrica quanto adulta. "Como hoje é feriado, muitos pais que têm dificuldades de levar seus filhos para vacinar por causa do trabalho aproveitaram este espaço de imunização", disse.

É o caso do Marcelo Borba, que aproveitou para levar os filhos Alana, de cinco anos e Braian, 10, para atualizar o calendário. Antes, porém, os pequenos aproveitaram as atrações oferecidas no local como os brinquedos infláveis, balões e pipoca. "Tem que colocar as vacinas em dia", ressaltou.

Com seu calendário completo, Issac, 6, foi com a mãe Elisane Oliveira, ao local apenas para aproveitar as brincadeiras. "É uma excelente oportunidade para quem precisa atualizar as vacinas e a criança ainda aproveita para se divertir."

Antes de levar Vicente, 4, para se vacinar, a mãe Taciane Pedrosa achou melhor distraí-lo um pouco no pula-pula. Ela também aprovou a iniciativa que facilitou a vida dos pais. "Gostei muito desta oportunidade. Excelente", elogiou.

Ações continuam

Segundo a diretora da Vigilância, as ações continuam e serão intensificadas junto às escolas através da busca ativa de faltosos e das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), divulgação na mídia, entre outras. "A campanha de vacinação contra a pólio, para crianças entre um a quatro anos com duas gotinhas, foi prorrogada até o dia 22 de outubro", alerta Aline.

As ações alusivas ao Dia da Criança tiveram início às 9h e se estenderam até as 16h. Entre as atrações, brinquedos infláveis, atividades da Secretaria de Trânsito, presença dos mascotes Zé Gotinha e da cachorrinha Zooandinha, distribuição de pipoca e balões e outros.

Pela manhã, foram recepcionados os participantes da Pedalada Dia da Criança, que percorreram oito quilômetros, com saída da frente do Big até a Estação Férrea. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou da atividade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Plantas bioativas são utilizadas à diversificação na propriedade Anterior

Plantas bioativas são utilizadas à diversificação na propriedade

Pelotas registra oito casos de Covid -19 nesta quarta Próximo

Pelotas registra oito casos de Covid -19 nesta quarta

Deixe seu comentário