Vira Lata

Dia Internacional do SRD é celebrado no domingo

Cães e gatos sem raça definida conquistam cada dia mais a preferência dos brasileiros e marcam território como animal de companhia

Leandro Lopes -

Em 31 de julho é comemorado o Dia Internacional do SRD, que busca conscientizar sobre os milhares de cães e gatos sem raça definida que estão em busca de um lar. Segundo o Instituto QualiBest, os cães - chamados "vira-latas" - são predominantes em 40% dos lares, já os gatos chegam a atingir o índice de 66%.

Quem tem um SRD para chamar de seu pode confirmar: eles conquistam cada dia mais o seu espaço. São uma excelente companhia para quem deseja conviver com um pet divertido e muito carinhoso.

Os animais sem raça definida têm características únicas, que variam de indivíduo para indivíduo: tamanho, cor, temperamento, entre outros fatores. Tudo isso está relacionado à mistura de raças que pode existir em sua genética.

"Quem está interessado em ter um cão ou gato vira-lata em seu lar deve ter em mente que é um compromisso para toda a vida. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza, são parte da família e precisam de amor e cuidados", afirma Flavio Silva, veterinário e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet.

Curiosidades sobre os pets SRD
Os vira-latas são únicos
Ainda que os famosos "vira-latas caramelos" sejam frequentes pelo país, diferentemente dos cães de raça, dois pets sem raça definida nunca serão iguais. Os SRD têm em sua genética várias características comportamentais ou físicas. Por isso é tão comum encontrarmos animais de diferentes portes, cores e temperamentos.

Eles podem ser classificados em categorias
Alguns consideram que os cães SRD podem ser divididos em quatro categorias: mestiços (traços característicos de uma ou duas raças), híbridos (mistura de duas raças puras), funcionais (cruzamento realizado para um propósito específico) e genérico (impossível definir a raça da qual descendem).

Cães e gatos não podem comer qualquer coisa
Assim como qualquer outro animal, o sem raça definida não deve ser alimentado com refeições para humanos. As necessidades alimentares de cães e gatos são diferentes das pessoas e eles precisam de um alimento completo e balanceado para suprir sua demanda de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além disso, muitos dos ingredientes utilizados para humanos podem ser tóxicos ao animal, como o alho e a cebola.

Neste Dia Internacional do SRD, valorize o seu bichinho companheiro. E incentive a adoção dos cães e gatos vira-latas. Eles merecem carinho e atenção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas confirma mais dois óbitos por coronavírus Anterior

Pelotas confirma mais dois óbitos por coronavírus

IPE Saúde anuncia pagamento extraordinário de R$ 100 milhões para hospitais Próximo

IPE Saúde anuncia pagamento extraordinário de R$ 100 milhões para hospitais

Deixe seu comentário