Repasse
IPE Saúde anuncia pagamento extraordinário de R$ 100 milhões para hospitais
Iniciativa compõe um conjunto de ações para a reestruturação da autarquia, que ainda conta com mais de R$ 300 milhões em atraso
Divulgação -
O IPE Saúde realizou um pagamento extraordinário de R$ 100 milhões aos hospitais, clínicas e laboratórios na sexta-feira (29), com foco em reduzir o passivo existente junto aos prestadores. Com o aporte, além do pagamento em dia nos serviços de consultas médicas e de pronto atendimento, outros serviços como baixa hospitalar e atendimentos ambulatoriais sofrem redução significativa no atraso.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações em andamento para a reestruturação da autarquia, com o objetivo de buscar o equilíbrio econômico-financeiro. Com o desembolso, o IPE Saúde conta com um montante de aproximadamente R$ 310 milhões em atraso, superior a 30 dias, além do prazo contratual.
Reestruturação
O pagamento realizado nesta sexta-feira é o segundo em um intervalo de três meses. Em maio, o instituto já havia realizado um desembolso extraordinário no valor de R$ 150 milhões. Até o final de 2022, o objetivo do Estado é reduzir de forma significativa o passivo e consolidar a relação com os prestadores de serviço, garantindo tranquilidade para os quase um milhão de usuários do plano de saúde.
Além dos pagamentos, outra frente de ação do instituto envolve a reestruturação da despesa, com o trabalho técnico de revisão e atualização de tabelas de medicamentos, de diárias e de taxas oncológicas. Também há atuação na modernização de processos internos, especialmente focados no controle, bem como o redesenho de processos com apoio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e a Secretaria da Fazenda, por meio do Tesouro do Estado, com o desenvolvimento de metodologia de qualidade do gasto. A avaliação de alternativas de financiamento também está no horizonte das definições de trabalho.
Serviços ao usuário
Em relação ao serviço aos usuários, o IPE Saúde também promoveu em 2022 a implantação de uma nova central para qualificar o atendimento telefônico, realizou melhorias do sistema na sede da autarquia, em Porto Alegre, e criou uma ouvidoria própria, instituída em maio, para o recebimento de reclamações, sugestões e elogios. No interior, está em andamento a ampliação dos postos de atendimento por meio do Programa Facilitadores, que já chegou a 48 municípios, além dos atendimentos presenciais por meio das agências do Tudo Fácil.
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