Retorno
É ano novo na UFPel
Voltaram na segunda-feira às salas de aula 18 mil alunos para o semestre 2017/1, que segue até agosto
Jô Folha -
Os corredores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltaram a ficar movimentados. Teve início na segunda-feira (24) o ano letivo 2017 na instituição, que começa com atraso devido à greve de docentes, discentes e técnico-administrativos realizada entre outubro e dezembro do ano passado. Ingressam no Ensino Superior 3,2 mil alunos neste semestre.
O primeiro dia de volta às aulas foi de filas, tanto para quem precisou fazer a matrícula especial nos colegiados dos cursos, quanto para aqueles que dependiam do Transporte de Apoio para chegar ao Campus, e ainda no Restaurante Universitário, o local mais procurado pelos 18 mil alunos da Federal. A estudante de Física, Lara Ferreira, 20, contou que a espera pelo ônibus foi demorada em função do tamanho da fila, e por isso se atrasou. “Foi uma confusão”, afirmou ela, que gostaria de mais investimentos na frota da UFPel, já que o problema não é novo. Vítor Plenz e Nicolas Araújo, 20, estudantes de Ciência da Computação, concordam que a lotação do transporte incomodou, no entanto a recepção por parte dos professores foi boa. O início tardio das aulas também foi assunto das conversas. “É complicado, mas faz parte. Essa é a única maneira”, opinou Araújo.
A espera no colegiado para efetuar a matrícula especial não incomodou a estudante de Letras Natália Mello, 19, que achou o processo rápido. Contudo, outro ponto deixou a desejar. “Sou bolsista e não recebi o auxílio transporte ainda”, reclamou ela, que precisou ir até a sede da PraTi a fim de liberar o cartão e poder utilizar o serviço, mesmo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) tendo entregue a lista com os beneficiários já na semana passada.
Conforme informações do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), em função do feriado de Tiradentes não foi possível liberar os cartões de todos os quase três mil estudantes beneficiados a tempo, por isso é recomendado que eles se dirijam à sede da PraTi, na avenida Bento Gonçalves, para solicitar o desbloqueio; o mesmo vale para os estudantes que não recebem auxílio. Eles devem apresentar ainda o comprovante de matrícula do semestre 2017/1 para desbloquear seus cartões.
Nova casa
Uma das grandes novidades do semestre são as aulas no antigo Campus II da Universidade Católica (UCPel), em uso pela UFPel para atividades acadêmicas desde o início do ano. Com destinação prioritária aos cursos de Geografia, Museologia e Conservação e Restauro, e à pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, é visto como uma conquista pelo pró-reitor de Planejamento, Otávio Martins Peres. “É um importante prédio para organização da UFPel”, destacou ele. Deverão circular pelo imóvel mais de dois mil alunos, pois faz parte da política de compartilhamento da Universidade, podendo abrigar disciplinas de diferentes cursos, informou Peres.
A estudante de Engenharia Agrícola, Stehfanie Cunha, que aguardava o início das aulas na tarde da segunda-feira, aprovou a mudança para o Campus II. “É bem melhor do que ter aula no Canguru (prédio que era alugado)”, afirmou ela. A localização central do prédio também agradou Ezequiel Molina, 24, que cursa Engenharia Eletrônica. “Acho mais seguro que a Cotada e posso vir a pé” disse ele, que gostaria de ter mais aulas no Campus II.
Além de atividades acadêmicas, o espaço será dividido com a Coordenação de Inclusão e Diversidade e a Prae, que deve finalizar a mudança para o local entre os dias 9 e 11 de maio, divulgou a coordenadora de Integração Estudantil, Janaína Guerra. Desde a semana passada funcionam no Campus II os setores de Bolsa Permanência e o Núcleo de Serviço Social, e os alunos cotistas, ou que estão solicitando benefícios, são orientados a levar toda a documentação ao prédio localizado na rua Almirante Barroso, explicou Janaína.
“Em caso de dúvidas os estudantes podem nos procurar na sede da Bento”, ressaltou a coordenadora. A Prae atende até 8 de maio na avenida Bento Gonçalves, 3.395. O telefone para agendamento de horários é o (53) 3222-4318, e o e-mail para contato o [email protected].
Calendário acadêmico
Devido aos meses de greve em que as atividades foram paralisadas, o cronograma da UFPel precisou ser modificado e as aulas do primeiro semestre, que costumam começar em março e terminar em julho, dessa vez iniciam no fim de abril e seguem até 19 de agosto, com o período de exames indo do dia 21 ao dia 26 do mesmo mês.
- Nesta semana os estudantes devem estar atentos a algumas datas. Entre segunda e terça-feira ocorrem as matrículas especiais, e de quarta a sexta-feira os alunos ingressantes devem se dirigir a seus colegiados para fazer a confirmação de matrícula.
- O período de trancamento das disciplinas será entre 22 e 26 de maio.
- De 26 a 30 de junho ocorrem as inscrições para transferência, reopção, reingresso e portador de diploma 2017/2.
- As solicitações de matrícula para 2017/2 serão feitas de 1º a 4 de setembro, e o semestre inicia no dia 18.
Mudanças no Transporte de Apoio
Desde a segunda-feira os ônibus que interligam as unidades da Universidade passaram a circular em novos horários. Na linha Anglo-Cabeluda-Anglo, a rota também sofreu uma pequena alteração. Na ida do Anglo para a Igreja Cabeluda e no retorno, há agora uma parada no Campus II, alugado pela UFPel. Os demais pontos estão mantidos, mas os horários podem estar sujeitos a ajustes. Mais informações estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Infraestrutura: wp.ufpel.edu.br/prainfra/.
Linha Anglo-Cabeluda-Anglo
7h30min; 8h; 8h20min; 9h; 9h20min; 10h; 10h20min; 11h; 11h20min; 11h30min; 12h; 12h50min; 13h; 13h20min; 14h; 14h20min; 15h; 15h20min; 16h; 16h20min; 17h; 17h20min; 18h; 18h20min; 19h; 19h20min; 20h; 20h20min; 21h; 21h20min; 22h; 22h20min e 22h40min.
Linha Medicina
7h30min; 9h20min; 11h30min; 13h; 15h20min; 17h20min; 18h30min; 20h30min e 22h.
Observação: às 9h20min, 20h30min e 22h, a linha não passa pela Faculdade de Medicina.
Linha Esef
11h30min; 13h; 17h20min e 18h30min.
Calourada
As pró-reitorias organizaram atividades entre os dias 2 e 6 de maio para acolher os estudantes ingressantes do semestre 2017/1, dar as boas-vindas e apresentar a UFPel. A Calourada terá como tema Todxs UFPel respeitadxs e contará com arte, formação acadêmica e cultural, enfatizando o respeito.
- Todos os museus da UFPel estarão abertos de 2 a 6 de maio, manhã e tarde.
- Gastronomia Chefes na Rua: dia 2 de maio, às 19h na Brahma; dia 3 de maio, às 14h no Capão do Leão e dia 5 de maio, na rua Alberto Rosa durante o evento Vertice, ação do grupo PET Artes Visuais.
- Exposição Todos singulares /Todos plurais: dia 2 de maio, às 19h na Galeria Brahma, localizada na rua Benjamin Constant, 1.071.
- Espaços Expositivos Universitários: no dia 2 de maio, às 12h haverá a abertura da Galeria do Anglo e do Espaço do Patrimônio, quecontarão com exposições.
- Projeto UFPel de Corpo e Alma: na tarde do dia 4 maio, no Campus Capão do Leão, e no dia 6 de maio, das 14h às 17h, na Escola Superior de Educação Física (Esef), serão realizadas atividades de esporte e lazer.
- Oficina de primeiros socorros: dia 5 de maio, na rua Alberto Rosa durante o evento Vertice.
- Ação do Patrimônio QRCode UFPel - Escrever é desenhar, na Fachada Biblioteca CCHS: dia 5 de maio, na rua Alberto Rosa durante o evento Vertice.
- Rota Universitária: 6 de maio, com passeio pelo Patrimônio Cultural da UFPel. O ônibus sairá do Restaurante Universitário às 9h e retornará às 11h30min.
- No Cine UFPel serão exibidas sessões das produções acadêmicas do curso de Cinema do Centro de Artes, no evento O mundo na UFPel, em parceria com a Coordenação de Relações Internacionais e a Mostra Cultural de Intercambistas. O Cine UFPel está localizado na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência da Lagoa Mirim.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário