Ensino
Uma nota cheia de estilo
Funcionários do MEC visitaram as instalações do curso, avaliaram a relação de docentes, grade curricular, laboratórios e emitiram um parecer de reconhecimento do curso, com nota 4 no conceito
A moda é dinâmica - está sempre em movimento, influenciando diretamente o consumo e os costumes da população. Agora, os interessados pela área em Pelotas têm motivos para comemorar. No início de abril, integrantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) estiveram no Campus CAVG do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para avaliar a estrutura do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. O tecnólogo, que existe há apenas dois anos, recebeu conceito 4 do MEC - em uma escala de 1 a 5, a nota é considerada ótima. As aulas da terceira turma iniciam em julho e trarão uma nova oportunidade aos amantes da moda e para o crescimento da área na região.
Nos dias 3, 4 e 5 de abril os funcionários do MEC visitaram as instalações do curso, avaliaram a relação de docentes, grade curricular, laboratórios e emitiram um parecer de reconhecimento do curso, com nota 4 no conceito. A notícia foi comemorada por professores e estudantes do curso, que já possui duas turmas. A primeira ingressou antes mesmo de obter o reconhecimento do Ministério e tem formatura prevista para agosto do ano que vem.
A estudante Jamila Ferreira está no 6º semestre. A estudante conta que procurou o Design de Moda para garantir a qualificação na área e afirma que a estrutura do curso proporcionou um leque de oportunidades no mercado de trabalho. Dentre as áreas que o profissional da Moda pode atuar destacam-se a criação de novas marcas e produtos, gerenciamento de empresas do vestuário, pesquisa em indústria têxtil, modelagem, gestão de eventos de moda e desenho técnico.
Para a coordenadora do curso, professora Luise Al Alam, a avaliação federal é motivo de orgulho a todos. Ela destaca que o fato de lidar com dificuldades como a falta de recursos e ainda assim garantir a nota quatro é mais um incentivo para continuar buscando melhorias e ampliar as estruturas dos laboratórios. “Tanto para a instituição e quanto para os alunos a notícia foi excelente. Significa que estamos garantindo um ensino que é gratuito e de qualidade”, celebra. O curso superior de Engenharia Química, também do IFSul, foi avaliado com a mesma nota.
O curso é presencial, com aulas noturnas no Campus CAVG e duração de três anos. A próxima turma do Tecnólogo em Design de Moda está prevista para iniciar as aulas no dia 24 de julho. A coordenadora também diz à reportagem que poderá surgir uma parceria com a prefeitura de Pelotas, com o intuito de passar a responsabilidade da criação dos uniformes escolares da rede municipal para os estudantes de moda da instituição. No entanto, o projeto ainda está em fase de estudo.
Fashion Revolution Week
Contemplando também a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, as estudantes promovem o evento Fashion Revolution Week. As atividades acontecem nos dias 26, 27 e 29 de abril, em diferentes locais da cidade, com exibição de documentários, exposições, palestras e oficinas - buscando inspirar um consumo mais sustentável e questionar a origem das roupas que usamos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário