UFPel

Estudantes voltam a ter voz

Nova gestão assume o Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Pelotas após um ano e meio sem eleições

Paulo Rossi -

Após um processo eleitoral fraudulento e um ano e meio sem representatividade, os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) finalmente conhecem a nova gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE). Das três chapas concorrentes a 4 - Dias de Luta - foi a vencedora, com 1.818 votos. O resultado das eleições foi anunciado no dia 18 e a chapa homologada no último sábado. Foram 4.042 estudantes participando do processo eleitoral.

A nova gestão encontra a universidade em meio a um cenário financeiro incerto, em que a Reitoria aponta para as dificuldades de fechar o ano sem interromper as aulas. A alternativa vem por meio do cancelamento de contratos com empresas terceirizadas - o que inclui segurança, limpeza e transporte da UFPel. Esse é um tema que merece total atenção do DCE, conforme a nova gestão. No dia 21, ainda chapa, a Dias de Luta organizou um ato no Campus Anglo em defesa do trabalho dos seguranças e vigilantes da UFPel.

 

No primeiro dia útil do DCE, os membros Adriel Costa (Geografia), Fabrício Sanches (Biologia) e Daniela Lumertz (Agronomia) estiveram no Diário Popular em conversa a respeito dos rumos a serem tomados pelo Diretório. Com um ano de gestão pela frente, são metas dos 45 membros do DCE reivindicar uma sede central, apoiar os funcionários terceirizados, lutar pela qualidade da universidade, assim como pela interação entre a comunidade pelotense e os estudantes.

 

Também faz parte do programa do mandato lutar pelas demandas mais históricas do movimento estudantil na universidade: melhorias no transporte para o Campus Capão do Leão e um restaurante universitário no Anglo.

O grupo já projeta as primeiras ações para essa semana. Uma delas é a criação de um Seminário de Gestão que pretende debater os obstáculos financeiros enfrentados pela UFPel, com participação de alunos e professores. Outra é a confecção de carteirinhas dos estudantes, atividade reservada ao Diretório. O documento dá acesso a vários descontos e benefícios.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por acessibilidade em banheiros químicos Anterior

Por acessibilidade em banheiros químicos

Carteira de motorista eletrônica valerá a partir de 2018 Próximo

Carteira de motorista eletrônica valerá a partir de 2018

Deixe seu comentário