Ciência

Fatores genéticos podem influenciar na vida de seu pet

A tonalidade dos gatos pode apontar fatores que definirão desde a surdez até possíveis infertilidades

Gabriel Huth -

A pelagem dos felinos gera muita curiosidade entre os amantes de pets, já que a cultura popular atrela diversos fatores de personalidade, comportamento e até sexo do felino às suas características fenotípicas.

O veterinário Ronaldo Maia explica que o gradiente de cores, de fato, traz influências na genética, mas não no comportamento animal. “Há três cores básicas na pigmentação do pelo, que funciona da mesma forma que nos humanos. São o amarelo, o preto e o branco.” Todas as outras cores, e misturas, são variáveis destes três tons iniciais.

Há também quem leve em conta o fato de o gênero ser definido pela coloração do animal. Ronaldo esclarece que, na verdade, os fatores genéticos que definem a pelagem podem estar ligados também ao do sexo do gato, mas não é via de regra. Gatos tricolores, por exemplo, são tidos sempre como fêmeas. Há uma pequena minoria, cerca de 1% dos que possuem essa pigmentação, que são machos. O gene da anomalia que os leva a ter três cores também acaba afetando a parte reprodutora, o que os torna estéreis.

Outro fator observado é que gatos brancos (não necessariamente os albinos) apresentam sinais de surdez e menor índice de reprodução. O gene chamado de “W”, responsável pela produção de melanina, tanto da pelagem quanto dos olhos, também afeta a audição. Quanto mais presente estiver este gene, menor será a produção de melanina e mais claros serão seus olhos. E de 65% a 85% dos animais brancos, com olhos azuis, têm surdez identificada. Os com heterocromia (quando possui um olho azul e outro verde) possuem menor presença desse fator, e os com ambos os olhos verdes são os que possuem melhor audição.

A genética do animal pode ser deficiente nos fatores de reprodução, mas com acompanhamento clínico, como inseminação para facilitar a fecundação, pode-se tornar esse processo mais fácil.

A questão de agressividade, que as pessoas por vezes também ligam a fatores genéticos, na verdade possui maior influência do ambiente. Atividades para que o animal possa praticar exercícios e extravasar sua energia podem torná-lo mais tranquilo, já que seu instinto necessita dessas práticas, e quando suprimido, pode acabar direcionando aos donos ou outros pets do seu convívio.

Curiosidades
Várias culturas possuem lendas associando fatores fenotípicos dos gatos à sorte. Monges budistas acreditavam que a presença de uma gata laranja tricolor com filhotes lhes trazia alegria, e fazia com que diferenças fossem deixadas de lado. Definindo o preto e o branco com o yin yang, e a cor alaranjada simbolizando a natureza entre a dualidade.

Marinheiros japoneses também acreditavam que levar gatos tricolores em seus navios iria afugentar tempestades e maus espíritos, tornando suas viagens mais tranquilas.

Vida de cão
gato
Arte: Augusto Barros - Texto: Jarbas Tomaschewski

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segunda-feira marca volta às aulas na UFPel Anterior

Segunda-feira marca volta às aulas na UFPel

Funcionários do Hospital Escola param a partir da próxima sexta Próximo

Funcionários do Hospital Escola param a partir da próxima sexta

Deixe seu comentário