Doação
Federação das Apaes do RS lança plataforma para doações online
Site Clique Amor Apae tem o propósito de facilitar o processo de arrecadações
Foto: Carlos Queiroz/DP - Objetivo é aproximar os gaúchos do trabalho realizado pelas Apaes
Em nova campanha, a Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes - RS) lançou uma plataforma para doação online. Denominada Clique Amor Apae, o site de arrecadação tem o propósito de facilitar e conectar os interessados em contribuir. Assim como expor o trabalho integral de cuidado e assistência desenvolvido pelas 206 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. A iniciativa foi inaugurada nesta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Perante os constantes desafios devido à falta de recursos que as Apaes enfrentam para continuar prestando atendimento educacional, de saúde e de assistência social a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, uma nova ação busca aproximar os gaúchos da entidade. Com o slogan Uma campanha de solidariedade que conecta você às Apaes do Rio Grande do Sul, o novo site vai possibilitar que os interessados possam contribuir de maneira rápida para garantir a continuidade do trabalho prestado a 97 mil pessoas no Estado, por meio de doações de qualquer valor.
"Visa conscientizar a comunidade sobre a assistência prestada pela entidade e a necessidade de doações para que os atendimentos continuem a serem realizados", afirma o presidente da Feapaes - RS, Afonso Tochetto.
Atualmente, a área da saúde é a mais impactada pela falta de recursos das Associações. O presidente da Federação ressalta que as arrecadações são essenciais, pois é de suma importância o atendimento precoce de saúde quando a criança tem o diagnóstico de alguma deficiência. "Dando esse atendimento já no início da infância a possibilidade dela chegar a ter uma vida quase normal é muito grande". As Apaes prestam diversos acompanhamentos de saúde aos usuários como, fisioterapia, terapia ocupacional e neurologia.
No Estado são 206 unidades que atendem a 390 municípios. Destas, 145 são também escolas especiais e 120 prestam atendimentos de saúde.
Apae Pelotas
A Apae de Pelotas é uma das unidades que, além de cuidar da saúde de dezenas de usuários, também é uma escola especial. São cerca de 150 atendidos e dentre esses 125 são alunos matriculados entre a Pré-escola e o 9º Ano. No entanto, a entidade tem estrutura para ter um número bem superior de estudantes, o que não ocorre por falta de recurso para a contratação de profissionais.
"Aqui nós temos a Escola Especial Joaquim Gonçalves Ledo, que atende à rede municipal e estadual. E tem três salas vazias que poderiam ser utilizadas para novas turmas, mas não tem como contratar mais ninguém", afirma a diretora pedagógica, Giane Dias. Além disso, a entidade está com falta de dois professores para o 1º e o 2º Anos do Ensino Fundamental e, em função disso, os dias de aula têm sido intercalados para que nenhum aluno fique desassistido. Giane conta também que a Apae Pelotas tem extensa fila de espera de usuários, tanto na área da saúde quanto na de educação.
Para doar qualquer valor às Apaes do Rio Grande do Sul, basta acessar o site: www.cliqueamorapae.com.br.
Emenda da bancada gaúcha
Pela primeira vez, as Apaes do Rio Grande do Sul serão contempladas por uma emenda da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. O recurso será de R$ 19,8 milhões. Conforme o presidente da Feapaes - RS, Afonso Tochetto, é um primeiro passo importante para a entidade, mas apesar de parecer um valor significativo, não é muito, já que será dividido entre as 206 unidades. As doações, portanto, continuam essenciais. "O recurso não é muito dividindo, dá cerca de R$ 8 mil por ano para cada Apae", menciona.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário