Evento

Feira do Morango abre oficialmente na sexta-feira

Expectativa de produção da fruta nesta safra em Pelotas é de 1,7 mil toneladas

Volmer Perez -

Na próxima sexta-feira (21), às 10h, no Largo do Mercado, ocorre a abertura oficial e lançamento da Feira Municipal do Morango, quando no período de 70 dias, até o dia 30 de dezembro, os consumidores têm a oportunidade de comprar a fruta diretamente dos produtores, em bancas espalhadas pelo centro e diversos locais da cidade. Serão 17 pontos e 20 produtores participantes.

No Mercado Público, as bancas irão funcionar de segunda-feira a sábado. Em outros locais da cidade, as bancas funcionam no Residencial Terra Nova, às segundas; na avenida Dom Joaquim às terças; no Big, Atacadão e Fernando Osório às quartas; na Havan às quintas e também nos sábados e avenida Dom Joaquim, nas sextas. No Laranjal, as bancas funcionam no sábado e domingo. O preço padrão estabelecido para comercialização é de R$ 18,00 a embalagem de um quilo da fruta tipo 1 e de R$ 15,00 para a fruta tipo 2.

Em Pelotas, a área cultivada chega a 42,5 hectares, 40% no solo e 60% em ambiente protegido (estufas) e o total de 200 produtores. A expectativa é de uma excelente safra, com produção de 1,7 mil toneladas."Em dez anos, a área dobrou e o número de produtores triplicou", ressalta o extensionista da Emater Pelotas, Rodrigo Prestes.

Segundo a Emater, na última semana, o clima foi novamente favorável para o desenvolvimento, floração e frutificação dos morangueiros, com os dias ensolarados, aumento gradativo de horas com luz solar, temperaturas mais amenas e frias à noite e em elevação durante o dia.

Os produtores comemoram a intensa floração e frutificação nos morangueiros. A maturação e a coloração dos frutos melhoraram significativamente nesta semana, resultando em aumento da oferta da fruta nos comércios de toda a região.
Em Turuçu, os produtores se organizam para a Festa Municipal do Morango e da Pimenta, que ocorre nos dias 22 e 23 deste mês. Este ano, a Associação de Produtores de Morango estará presente no Pavilhão da Agricultura Familiar, com 21 expositores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comunidade Santa Edwiges comemora 25 anos com procissão Anterior

Comunidade Santa Edwiges comemora 25 anos com procissão

No Dia do Professor, exemplos de lida com os desafios da educação Próximo

No Dia do Professor, exemplos de lida com os desafios da educação

Deixe seu comentário