Solidariedade
Hemocentro alerta para estoque baixo em Pelotas
Média de doadores, que deveria alcançar cem voluntários por dia, está bem longe de ser uma realidade
Paulo Rossi -
Por: Yago Moreira
Durante a temporada de verão o número de doações de sangue diminui drasticamente no Hemocentro Regional de Pelotas. A média de doadores, que deveria alcançar cem voluntários por dia, está bem longe de ser uma realidade.
Pré-requisitos para a doação, período de férias e o regresso dos estudantes para as suas cidades são os principais fatores que influenciam no baixo estoque.
De acordo com a assistente social da instituição, Cíntia Cunha, a situação somente se normaliza a partir do mês de março, quando ocorrem os trotes solidários ou o ingresso dos novos soldados no Exército. No entanto, mesmo com essas doações, as bolsas que entram no banco de sangue ficam por pouco tempo, pois a demanda é muito grande e alguns pacientes, às vezes, necessitam várias delas.
Atualmente o Hemocentro conta com o apoio de uma van de coleta. O veículo, que possui 15 lugares, está a serviço da comunidade para atender os mais de 14 municípios que dependem do órgão. Qualquer pessoa pode solicitar o serviço, basta entrar em contato com o Setor de Captação do Hemocentro Regional de Pelotas.
Vale lembrar que, hoje, não existe maior demanda por determinado tipo sanguíneo. Cíntia conta que o estoque do tipo positivo possui apenas algumas bolsas, enquanto que o negativo está zerado. Segundo ela, todas as doações já têm direcionamento, desta forma, assim que acaba a coleta, o sangue já é transportado aos hospitais.
Doador há muitos anos, Juliano Schuch, 41, conta que o procedimento é simples, rápido e o atendimento é muito tranquilo. “Costumo doar para pessoas que eu já conheço, geralmente doo uma ou duas vezes por ano”, diz.
Localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.569, o Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato é (53) 99161-8786.
Requisitos básicos
-Estar em boas condições de saúde
-Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 59 anos
-Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais
-Pesar no mínimo 50 quilos
-Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
-Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do voluntário, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
Intervalos para a doação
Homens - 60 dias (máximo de quatro doações nos últimos 12 meses)
Mulheres - 90 dias (máximo de três doações nos últimos 12 meses)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário