Estiagem

Herval receberá recursos para amenizar efeitos da estiagem

Governos federal e estadual estão trabalhando para tentar diminuir os estragos causados pela falta de chuvas na região

Por Vitória de Góes
[email protected]


A estiagem segue assolando os municípios da Zona Sul. Herval, o primeiro a decretar situação de emergência pelas condições da seca, irá receber um repasse de R$ 265 mil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A liberação do recurso, publicada na última quinta-feira no Diário Oficial da União, será para a aquisição de cestas básicas, diesel, aluguel de um caminhão-pipa e de outro para reservatório de água.

Segundo a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento, a seca que iniciou no final de novembro de 2022 e se estende até então já afetou cerca de 800 famílias que dependem da agricultura e da pecuária. O prejuízo ultrapassa os R$ 100 milhões de reais.

O prefeito Ildo Sallaberry (PP) diz que não lembra de já ter visto situação tão desoladora como a atual. Mesmo as chuvas que têm ocorrido nos últimos dias na região não chegam a ocorrer no Município. "O governo federal foi rápido e o estadual também está prestando o apoio necessário. Vai ser uma ajuda muito importante para enfrentarmos esse momento", explica.

Ele ainda conta que no dia 11 de fevereiro os prefeitos que compõem a Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) irão se reunir durante a 45ª Expofeira, que ocorrerá no Município, para conversar sobre o que cada localidade têm enfrentado e as medidas a serem tomadas.

Zona Sul em alerta

Desde dezembro, os municípios da Azonasul têm entrado em contato com a Defesa Civil para decretar situação de emergência devido à falta de chuvas. De 22 cidades, apenas duas ainda não entraram com a petição: Amaral Ferrador e Chuí.

Dentro disso, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista ainda estão com o processo em andamento. Já Morro Redondo e Turuçu acabaram de ter os seus decretos homologados junto com os demais.

"O nosso trabalho é auxiliar as gestões a preencherem os requisitos processuais para obterem a homologação e o recebimento dos recursos necessários", explica o tenente-coronel Marcio Facin, coordenador regional da Defesa Civil. Segundo ele, o trabalho está sendo intenso para cobrir as demandas. Todas as secretarias regionais estão trabalhando em conjunto com o governo do Estado com objetivo de amparar os municípios.

A situação das cidades

Confira na lista os municípios da Azonasul que tiveram a pedição homologada junto ao governo do Estado e reconhecida pelo o Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil:

Amaral Ferrador - não solicitado
Arroio do Padre - homologado - reconhecido
Arroio Grande - homologado - reconhecido
Candiota - homologado - reconhecido
Canguçu - homologado
Capão do Leão - processo em andamento
Cerrito - homologado - reconhecido
Chuí - não solicitado
Herval - homologado - reconhecido
Jaguarão - processo em andamento
Morro Redondo - homologado - reconhecido
Pedras Altas - homologado - reconhecido
Pedro Osório - processo em andamento
Pelotas - processo em andamento
Pinheiro Machado - homologado - reconhecido
Piratini - homologado - reconhecido
Rio Grande - processo em andamento
Santa Vitória do Palmar - processo em andamento
Santana da Boa Vista - processo em andamento
São José do Norte - homologado - reconhecido
São Lourenço do Sul - homologado - reconhecido
Turuçu - homologado - reconhecido

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFPel e HE se manifestam sobre cirurgias

Próximo

Banho liberado em grande parte da orla da Zona Sul

Deixe seu comentário