Solenidade

IGHPel celebra seus 40 anos

Instituição, que registra a história do município, celebrou a data com homenagens a figuras e entidades que contribuem com seu trabalho

Carlos Queiroz -

A tarde desta quarta-feira (20) foi de celebração pelos 40 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IGHPel), comemorado no último dia 7 de julho. A solenidade pela data foi realizada no Salão Nobre do Clube Caixeiral, com presença de autoridades e homenagens a pessoas e instituições que contribuem com os registros históricos da Princesa do Sul. O Diário Popular foi uma das entidades honradas.

Fundado em 1982, o IGHPel traz no seu lema a frase "amor às origens". A iniciativa busca zelar pela história do município, tanto através da hemeroteca, que registra jornais publicados em Pelotas, como da sua biblioteca, com publicações de autores da cidade e da região. Dentre estes, figuras históricas, como Lôbo da Costa, Mário Osório Magalhães, Cassiano do Nascimento, entre outros. "É um acervo muito rico", ressaltou o presidente Victor Hugo Siqueira.

No seu discurso, o gestor também reforçou a importância do registro para que sejam lembradas as origens e obtido o conhecimento necessário sobre representações culturais de Pelotas. "As nossas riquezas históricas (...) estão registradas nos anais do instituto histórico dessa cidade", celebrou.

A instituição está aberta a colaborar com pesquisadores, estudantes e professores. O IGHPel fica localizado na praça Rio Branco, número 6 (antiga Estação Férrea), e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min.

As homenagens
Foram homenageados pessoas e instituições que contribuem com o registro histórico de Pelotas, assim como todos os ex-presidentes do IGHPel. Confira a lista:

Diário Popular
Prefeitura Municipal de Pelotas
Secretaria de Cultura de Pelotas
Câmara Municipal de Pelotas
Bibliotheca Pública Pelotense
Lions Clube Pelotas Laranjal
Diário da Manhã

Carlos Marino Louzada
Coronel Alberto Rosa Rodrigues
Mário Barbosa de Mattos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Municípios gaúchos podem iniciar vacinação de crianças de 3 a 5 anos Anterior

Municípios gaúchos podem iniciar vacinação de crianças de 3 a 5 anos

Cufa cadastra mulheres de baixa renda para receberem absorventes Próximo

Cufa cadastra mulheres de baixa renda para receberem absorventes

Deixe seu comentário