Campanha
Juízes doam materiais escolares para crianças carentes
Campanha de entidade de magistrados vai beneficiar instituições que atuam na região
Foto: Italo Santos - DP - Ajuris vai ajudar quatro instituições pelotenses
Juízes da região sul se uniram para doar materiais escolares para instituições que atendem dezenas de família carentes. A campanha, organizada através da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), começou em 2020, com a doação de alimentos para famílias carentes e moradores de rua, por iniciativa do juiz Marcelo Malizia Cabral.
Nesta sexta-feira (17), com a presença do presidente da Ajuris, desembargador Cláudio Martinewski, foi feita uma entrega simbólica a quatro instituições: o Instituto Lar de Jesus, a Diocese Anglicana de Pelotas, o Instituto São Benedito e a Casa de Santo Antônio do Menor. O foco das entidades é no auxílio a famílias em vulnerabilidade social, incluindo doações de alimentos, agasalhos e assistência social.
"A gente fica muito grato por essa doação de material escolar. No começo de ano letivo sempre há famílias que não têm", afirma Jair Furtado, do Instituto Lar de Jesus, que há mais de 60 anos atende crianças vulneráveis com assistência social, doação de roupas e alimentos e atendimento complementar à escola.
Mensalmente, os juízes da região se unem para a doação de cestas básicas para entidades de acolhimento à famílias carentes. Em 2020, a campanha começou durante a pandemia com moradores de rua, entregando refeições, roupas, álcool gel, água potável e máscaras de proteção, explica a juíza aposentada Mara Karam da Conceição, que faz parte da equipe que se dedica às ações solidárias.
Necessidade ampliada com a pandemia
Para o presidente da Ajuris, a união de juízes partiu da percepção de uma grande carência na sociedade. "Nada melhor do que poder dar os materiais escolares para as crianças, para que elas possam ter uma boa formação, e isso é fundamental no futuro de cada um", afirma Martinewski. O magistrado explica que a pandemia de Covid-19 expôs uma necessidade ainda maior das pessoas mais pobres. "A gente viu muitas carências, muitas vulnerabilidades, que começam com a alimentação, mas incluem também a educação."
A campanha da Ajuris para doação de materiais escolares na volta às aulas acontece em todas as 14 coordenadorias da associação. Além dos magistrados, o público também pode doar o material até o dia 31 de março no Foro de cada município.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário