Aglomerações
Prefeita recebe estudo sobre perturbação do sossego
Foco da pesquisa são as aglomerações na Gonçalves Chaves
Foto: Divulgação -
Foi entregue nesta sexta-feira (17) à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) o estudo realizado pelo Observatório de Segurança Pública do Município sobre os casos de perturbação de sossego. O trabalho tem foco nas festas e aglomerações nas ruas Gonçalves Chaves e Dom Pedro II.
Foram realizadas entrevistas com integrantes do Poder Executivo, Ministério Público, forças de segurança, empresários, moradores, frequentadores e instituição de ensino. "Um aspecto que o relatório mostrou, claramente, foi que só vamos encontrar uma solução equilibrada se tivermos a participação e cooperação de todos os envolvidos. A Prefeitura assumirá sua responsabilidade de chamar essa mobilização", afirma Paula.
Além do desenvolvimento do programa, o Município deve, ainda, fortalecer as equipes de fiscalização, ampliar as relações internas e institucionais do poder público e manter a perspectiva de aprovação de um regramento, que deve servir como ferramenta para novas ações.
"Essa abertura do poder público à escuta é identificada como algo positivo pelos próprios envolvidos, gerando uma aproximação com todas as partes. Às vezes, a gente tem uma boa estratégia para colocar em prática, mas se não trabalhar essa relação antes, não funciona", destaca a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, que atuou na pesquisa junto ao coordenador do Observatório de Segurança Pública, Samuel Rivero.
Para pôr em prática os encaminhamentos, outras reuniões serão realizadas com as frentes que irão compor o chamado Programa de Convivência Urbana, o qual, aliado ao projeto que tramita na Câmara sobre o tema, deve possibilitar novas estratégias de enfrentamento ao problema.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário