Resíduos

Licitação do lixo deve ter definição em julho

Sanep debate detalhes, como a possibilidade de ampliação das coletas seletiva e conteinerizada

Carlos Queiroz -

Em julho deve ficar definido qual a empresa irá responder pelo recolhimento de lixo de Pelotas, depois de dois contratos emergenciais e de licitação impugnada. Atualmente, o Sanep debate detalhes do novo edital a ser publicado. O valor máximo a ser pago pelo serviço e a possibilidade de ampliação das coletas seletiva e conteinerizada são alguns dos temas em pauta. Hoje, 65% da zona urbana têm cobertura de coleta seletiva e o número de contêineres também cresceu: são 832 espalhados pelas ruas; 14% a mais do que antes da substituição.

“São pontos que estão em avaliação para podermos publicar o edital de licitação”, explica o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, mas não fala em prazos. Apenas justifica-se por não ter desencadeado a concorrência pública, já que assumiu o cargo em 1º de janeiro e, duas semanas depois, vencia o contrato da Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, firmado em 15 de julho de 2016 em caráter emergencial, no lugar da empresa Revita. “Tivemos que abrir um novo processo e a Litucera foi vencedora de novo. Não foi uma renovação.”

A empresa de Vinhedo, em São Paulo, tornou-se, então, responsável pelo serviço por mais seis meses. Os valores pagos por mês, entretanto, saltaram de R$ 1.300.366,33 para R$ 1.450.000,00.

Dois extremos
De um lado, não para de crescer o número de contêineres avariados. Já são 70: 29 queimados em atos de vandalismo, um furtado e os outros 40 apresentam problemas em rodas e tampas ou estão quebrados. De outro, a comunidade destaca o cumprimento das melhorias prometidas, principalmente, com a ampliação do recolhimento. “Antes era uma vergonha. Tinha um monte de lixo acumulado. Agora, com o caminhão passando duas vezes por dia, melhorou bastante”, afirma o morador do Pestano, Rudinei Uarth, 56.

Na Cohab Lindoia, é a costureira Lidiane Borges, 33, quem consegue trabalhar melhor. Ao menos, o mau cheiro já não invade o salão. “Reduziu muito. Antes, eu sempre dizia que jamais queria um contêiner desses na frente da minha casa. Agora tá bem melhor.”

Fique de olho
Se o caminhão não cumprir a rota para remoção dos resíduos ou o entorno dos contêineres estiver sujo, não perca tempo. Comunique-se com o Sanep e faça a reclamação, pelo telefone (53) 3026-1144. Em caso de vandalismo, você também pode se manifestar: faça contato com a Guarda Municipal, pelo 153.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colostro bovino volta a ser liberado para consumo humano Anterior

Colostro bovino volta a ser liberado para consumo humano

Idosos devem fazer carteira para estacionamento em vaga especial Próximo

Idosos devem fazer carteira para estacionamento em vaga especial

Deixe seu comentário